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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
História
 
Disciplina: FLH0836 - História das Religiões: perspectiva histórico-comparativa [5- Teoria, historiografia e novas abordagens]
History of Religions: comparative-historical perspective

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2023 Desativação:

Objetivos
Um primeiro objetivo da disciplina é aquele de oferecer o conhecimento da característica abordagem historiográfica própria da Escola Italiana de História das Religiões e, portanto, de apresentar seus peculiares instrumentos, teóricos e analíticos, de investigação. Para tanto, proporemos a análise de algumas vertentes da investigação histórico-religiosa, levando em consideração alguns temas ligados, sobretudo, ao aprofundamento dos estudos e das problemáticas do mundo clássico. Tudo isso, com a finalidade de introduzir a herança interpretativa apropriada pela primeira modernidade, base fundamental a partir da qual a Europa pôde construir, antes, uma autoconsciência de sua especificidade. Esta última representará o substrato do impulso da expansão europeia e de seu patrimônio cultural que foi colocado em jogo em nível, finalmente, planetário. Tendo-se em vista esses objetivos, metodológicos e temáticos, e a análise de suas contextualizações históricas, pretendemos prestar uma constante atenção às consequentes problemáticas de reestruturação da cultura europeia e das culturas autóctones, na perspectiva de uma característica “hibridização” do pensamento ocidental que se desprende desse(s) processo(s). Estes, junto ao contexto histórico e antropológico da primeira modernidade, abrem caminho, de fato, para o sucessivo surgimento de uma moderna Antropologia. A historicização da nova disciplina antropológica representa o passo fundamental para entender, enfim, seus limites e suas potencialidades, assim como ela se constituiu enquanto momento fundamental para o surgimento de uma perspectiva de investigação propriamente histórico-religiosa.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
371954 - Adone Agnolin
 
Programa Resumido
Um primeiro objetivo da disciplina é aquele de oferecer o conhecimento da característica abordagem historiográfica própria da Escola Italiana de História das Religiões e, portanto, de apresentar seus peculiares instrumentos, teóricos e analíticos, de investigação. Para tanto, partiremos de uma definição geral do que foi sendo definida, a partir de meados do século XIX, como perspectiva histórico-religiosa em seu sentido mais geral e, muitas vezes, pouco historicista. Tratar-se-á de levar em consideração, sucessivamente, os próprios instrumentos críticos elaborados pela História das Religiões, a partir de sua peculiaridade – mais evidente e distinta com relação às perspectivas anteriores – que consiste em historicizar, antes de mais nada, os próprios instrumentos teóricos da análise historiográfica e as categorias analíticas denominadas de “religiosas”, para depois podê-los aplicar às específicas investigações.
A fim de verificar alguns desses resultados no percurso desta historiografia, proporemos, portanto, a análise de algumas vertentes da investigação histórico-religiosa, levando em consideração, sucessivamente, alguns temas ligados, sobretudo, ao aprofundamento dos estudos e das problemáticas do mundo clássico. Tudo isso, com a finalidade de introduzir a herança interpretativa apropriada pela primeira modernidade, base fundamental a partir da qual a Europa pôde construir, antes, uma autoconsciência de sua especificidade.
Em um seu momento histórico crítico particular, esta autoconsciência representou, ao mesmo tempo, o substrato do impulso da expansão europeia e seu patrimônio cultural que, necessariamente, foi colocado em jogo em nível, finalmente, planetário: com ele foram sendo colocados em jogo, também, seus códigos interpretativos prioritários. Tendo em vista tudo isso, o passo sucessivo da disciplina será, justamente, aquele de tentar aplicar a importante ferramenta historiográfica crítica à perspectiva histórico-cultural e antropológica que diz respeito aos temas históricos e exemplificativos do curso. Nessa direção nos propomos tentar detectar os específicos processos culturais - despertados pelas leituras e pelas interpretações, sobretudo missionárias, das diferenças culturais - surgidos do encontro entre culturas europeias e extra-europeias na primeira Idade Moderna.
Tendo-se em vista esses objetivos, metodológicos e temáticos, e a análise de suas contextualizações históricas, pretendemos prestar uma constante atenção às consequentes problemáticas de reestruturação da cultura europeia e das culturas autóctones, na perspectiva de uma característica “hibridização” do pensamento ocidental que se desprende desse(s) processo(s). Estes, junto ao contexto histórico e antropológico da primeira modernidade, abrem caminho, de fato, para o sucessivo surgimento de uma moderna Antropologia: seus instrumentos e suas categorias de análise “científica” resultam ser, em boa medida, herança de uma experiência de campo propriamente missionária. Finalmente, a historicização da nova disciplina antropológica representa o passo fundamental para entender, além do mais, seus limites e suas potencialidades, assim como ela se constituiu enquanto momento fundamental para o surgimento de uma perspectiva de investigação propriamente histórico-religiosa.
 
 
 
Programa
1-Contexto e problemáticas do surgimento da disciplina
-O Nascimento da História das Religiões;
-Berço Teológico-Protestante da Manualística Histórico-Religiosa;
-Vertentes Histórico-Religiosas;
-Vertente Sistemática;
-Vertente Fenomenologista (“essencialismo” religioso).

2-Escola Italiana de História das Religiões: contribuições para as definições e a historicização das categorias analíticas
-Metodologias, instrumentos da pesquisa e ferramentas teóricas;
-Problema e Método da Comparação Histórico-Religiosa;
-Historicização dos conceitos de ‘religião’, ‘crença’ e ‘fé’;
-Contraposição Religioso/Cívico;
-Dilatação do Conceito de Religião;
-Fenomenologia e História das Religiões: uma perspectiva diferencial.

3-Vertentes da Investigação Histórico-Religiosa
-Dos Politeísmos das Religiões do Mundo Antigo...;
-... à História das Religiões na Cultura Moderna;
-Das Religiões de Salvação: Monoteísmos e dualismos...;
-... às Vias de Libertação e de Imortalidade: Índia e Extremo Oriente.

4-Algumas Problemáticas Clássicas de Investigação Histórico-Religiosa
-A Alteridade entre Tradição Greco-Romana e Judaico-Cristã;
-Tradição Agostiniana e Patrística: os desdobramentos da Tradição Greco-Romana e Judaico-Cristã;
-Universalismo da Igreja: Proselitismo Cristão versus Cristologia, Doutrina versus Heresia;
-Invenção do Politeísmo: Exegêse Clássica e Antropológica.

5-Problemáticas Modernas de Investigação Histórico-Religiosa
-Das Disputas Doutrinais acerca da Fé...;
-... Para a Fé enquanto Produto Histórico;
-A Fé como Fato Histórico: entre a ‘Civitas’ do Império e a Catequese Cristã;
-Direito, Religião, Civilização e Antropologia: o percurso da universalização ocidental.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e seminários
Critério
A avaliação dos alunos será realizada da seguinte forma: a) com base na frequência e interesse pelas aulas; b) com base na participação em seminários e discussões em classe. c) com base em seminários feitos pelos alunos; d) com base em um trabalho de aproveitamento a ser realizado no meio do semestre; e) com base em uma prova final que poderá consistir na resenha de um livro ou num trabalho temático.
Norma de Recuperação
Só serão aceitos para recuperação os alunos que: a) tiverem frequência igual ou superior a 75% no curso; b) tiverem realizado o seminário; c) tiverem entregado os trabalhos solicitados; d) tiverem feito a prova final. A recuperação constará de uma prova oral, sobre o assunto da disciplina (aulas e seminários), a ser realizada em data fixada pelo Departamento.
 
Bibliografia
     
Sumária e geral do Curso

AA.VV.
	História das Religiões. (Adone AGNOLIN, Organização edição brasileira). Paolo SCARPI, Politeísmos: as religiões do mundo antigo, vol. I; Giovanni FILORAMO, Monoteísmos e Dualismos: as religiões de salvação, vol. II; Massimo RAVERI, Índia e Extremo Oriente: a via da libertação e da imortalidade, vol. III; Marcello MASSENZIO, A História das Religiões na Cultura Moderna, vol. IV. São Paulo, Hedra, 2005.
AGNOLIN, Adone.
O Apetite da Antropologia: o sabor antropofágico do saber antropológico. Alteridade e identidade no caso Tupinambá. São Paulo, Associação Editorial Humanitas, 2005.
Jesuítas e Selvagens: a Negociação da Fé no encontro catequético-ritual americano dos séculos XVI-XVII. São Paulo, Humanitas/FAPESP, 2007.
História das Religiões: perspectiva histórico-comparativa. São Paulo, Paulinas, 2013.
“Modernità ed Evangelizzazione tra Civitas e Religio”. In: Civiltà e Religioni, nº 1, pp. 11-31, 2014.
BERNAND, Carmen e GRUZINSKI, Serge. 
De l’idolâtrie: une archéologie des sciences religieuses. Paris, Seuil, 1988. Trad. Esp.: Da Idolatria.
BRELICH,  ngelo. 
Prolegómenos a una historia de las religiones. Vol. I, Siglo XXI, México, pp. 31-97.
DURKHEIM, Emile. 
Les Formes Élémentaires de la Vie Religieuse, Paris, 1912. As Formas Elementares de Vida Religiosa, São Paulo, Paulinas, 1989.
DUPRONT, Alphonse.
		L’acculturazione. Turim, Einaudi, 1966.
ELIADE, Mircea. 
Traité d'Histoire des Religions. Paris 1949. Tratado de História das Religiões, São Paulo, Martins Fontes, 2002.
FILORAMO, Giovanni. 
Monoteísmos e Dualismos: as religiões de salvação. In: História das Religiões. Vol. II. São Paulo, Hedra, 2005.
GASBARRO, Nicola.
“Religione e Civiltà: F. Max Müller e E. B. Tylor”. In: Storia, Antropologia e Scienze del Linguaggio, III, 1988.
Il linguaggio dell’idolatria: per una storia delle religioni culturalmente soggettiva. In: Studi e Materiali di Storia delle Religioni, Roma, vol. 62, n.s. XX, nº 1/2, p. 189-221, 1996.
“A Noção de Império Simbólico: prática de direito e fundamentos de legitimação do código ‘religião’”. In: Contextos Missionários: Religião e Poder no Império Português. São Paulo, HUCITEC, 2011.
GRUZINSKI, Serge.
La Colonisation de l’Imaginaire: sociétés  indigènes  et  occidentalisation dans le Mexique espagnol, XVI-XVIII siècle. Paris, Gallimard, 1988.
LANTERNARI, Vittorio.
In: Antropologia e Imperialismo. Turim, Einaudi, 1974. Parte prima: Acculturazione. [Cap. I - L’acculturazione: problemi e teoria; cap. II - L’Occidente acculturato dal Terzo Mondo; e cap. III - I movimenti socialreligiosi nel quadro dei processi di acculturazione] pp. 5-93.
MASSENZIO, Marcello. 
A História das Religiões na Cultura Moderna. In: História das Religiões. Vol. IV. São Paulo, Hedra, 2005.
MAZZOLENI, Gilberto.
Il pianeta culturale: per una antropologia storicamente fondata. Roma, Bulzoni, 1986. Trad. port.: O planeta cultural: para uma antropologia histórica. São Paulo, Edusp, 1992.
MONTERO, Paula
(Org.) Deus na Aldeia: Missionários e mediação cultural. São Paulo, Globo, 2006.
MÜLLER, Max.
Lectures on the Science of Language, London, 1861. La Ciencia del Lenguaje, Madrid, Albatros, s/d.
OTTO, Rudolf. 
Das Heilige, 1917; O Sagrado, Lisboa, Ed. 70, s/d.
PAGDEN, Anthony.
The fall of natural man. The American Indian and the origins of comparative etnhology. Cambridge 1982. Trad. Port.: A Queda do Homem Natural.
POMPA, Cristina.
Religião como Tradução: Missionários, Tupi e Tapuia no Brasil Colonial, Bauru, Edusc, 2003.
RAVERI, Massimo. 
Índia e Extremo Oriente: a via da libertação e da imortalidade. In: História das Religiões. Vol. III. São Paulo, Hedra, 2005.
SABBATUCCI, Dario. 
La storia delle religioni. Roma, Il Bagatto, 1985.
La prospettiva storico-religiosa: fede, religione e cultura. Milão: Il Saggiatore, 1990.
SCARPI, Paolo. 
Politeísmos: as religiões do mundo antigo. In: História das Religiões. Vol. I. São Paulo, Hedra, 2005.
TYLOR, Edward Burnett.
Religion of Savages, In: “Fortnightly Review”, 1866;
Primitive Culture, London, 1871. [disponibilização do texto em inglês]
Antropología, Madrid, Daniel Jorro, 1912.
VAN DER LEEUW, Gerard. 
Phänomenologie der Religion. Tubinga, 1933. 

 

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