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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
História
 
Disciplina: FLH0839 - História e Dialética [5- Teoria, historiografia e novas abordagens]
History and Dialectics

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2023 Desativação:

Objetivos
O objetivo da disciplina é investigar a concepção de história em uma das matrizes mais fecundas e importantes – a dialética. Retomando a obra de Hegel e Marx, os dois grandes fundadores dessa concepção da história na Europa do século XIX, a disciplina visa demarcar tanto as diferenças entre a versão idealista e a versão materialista quanto às aproximações referentes ao método, isto é, àquilo que Marx chamou de “núcleo racional” da dialética. A finalidade é permitir que o aluno desenvolva a capacidade de superar os pontos de vista dualistas na compreensão da história.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2783276 - Jorge Luis da Silva Grespan
 
Programa Resumido
Em um primeiro momento, a disciplina examinará as bases do pensamento de Georg Hegel e do seu método especulativo, para daí analisar o modo como ele concilia dialeticamente a filosofia da história do Iluminismo com a dos seus críticos românticos mediante a categoria lógica da identidade de opostos. A dialética concebida dessa forma idealista serviu a Hegel de matriz para uma concepção da história como conflito, superação e progresso do “espírito”. Em um segundo momento, o materialismo histórico de Marx será definido como contraponto a essa dialética conciliatória e como proposição de uma “dialética crítica e revolucionária”, nas palavras do famoso posfácio à segunda edição de O capital. Em Marx, o núcleo dialético se desenvolve pela crítica à sociedade civil-burguesa e à sua “anatomia” econômica, centrada na relação entre trabalho e capital, no conflito das classes sociais e no conceito de fetichismo. O texto crucial de Marx nesse sentido é O capital, que retoma a dialética hegeliana a partir da constatação de que o capital se constitui como “sujeito” de sua história no mundo contemporâneo, mas que essa sua condição repousa em um domínio formal sobre a força de trabalho, interrompendo o “progresso” da acumulação de riqueza por retrocessos sociais e econômicos. A disciplina propõe, por esse caminho, refletir sobre os conceitos centrais de “tempo” e de “historicidade”, que adquirem sentidos novos e decisivos na dialética de cada um dos autores estudados.
 
 
 
Programa
1- A elaboração Iluminista do conceito de história como progresso.
2- A crítica romântica e o conceito de história dos povos.
3- A dialética hegeliana: a lógica da diferença e da contradição
4- A Filosofia da História de Hegel:
	4.1. O tempo, a historicidade, o Espírito
4.2. Filosofia e história: unidade dialética
4.3. O indivíduo e o Estado
	4.4. O espírito dos povos e o espírito universal
	4.5. Os limites do histórico
5- A Teoria da História de Marx:
	5.1. A crítica ao “idealismo” hegeliano
	5.2. Dialética e Materialismo
	5.3. “Vida” e Modo de Produção
5.4. O conceito de Revolução
6- A crítica de Marx ao capitalismo
6.1. Fetichismo e capitalismo: o materialismo recolocado
	6.2. O capital como sujeito de sua história
	6.3. Crises e contradições capitalistas
7- Concepções dialéticas do tempo histórico: conflito social, ciclos e crises.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Será avaliado o aproveitamento do aluno(a) nos seminários e discussões do curso e na redação de uma monografia final.
Critério
A disciplina propõe colocar o aluno diante de textos escritos pelos próprios autores examinados e não apenas diante de bibliografia de comentadores e do conteúdo filtrado pelas aulas expositivas. É crucial o compromisso do aluno com a leitura desses textos, que será avaliada pela participação nas discussões que ocorrerão durante os seminários e que deverá se refletir na compreensão dos textos e na capacidade de sintetizá-los e problematizá-los em uma monografia final.
Norma de Recuperação
Redação de monografia sobre tema diferente da monografia de aproveitamento final do curso.
 
Bibliografia
     
a)Textos de seminário:

HEGEL, G. – A Razão na História. Introdução à filosofia da história universal. Lisboa: Edições 70, 1995.

MARX, K. – O Capital. São Paulo: Abril, coleção Os Economistas, 1983.
     
   –––––––    A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

   –––––––   O 18 de Brumário de Luís Bonaparte. São Paulo: Boitempo, 2011.

b) Textos de apoio:

ARANTES, Paulo – Hegel: a Ordem do Tempo. São Paulo: Pólis, 1981.

––––––       Ressentimento da Dialética. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

ASTRADA, Carlos – Dialética e Historia: Hegel-Marx. Buenos Aires, Juárez Editor, 1969.

BLOCH, Ernst – El pensamiento de Hegel. México: Fondo de Cultura Económica, 1949.

GARDINER, P. – Teorias da História. Lisboa: Gulbekian, 1968.

GIANNOTTI, J. A. – Trabalho e Reflexão. São Paulo: Brasiliense, 1983.

GRESPAN, J. – “A dialética do avesso”, in Crítica Marxista nº 14. São Paulo: Boitempo, 2002, pp. 26-47.

HABERMAS, J. – Conhecimento e Interesse. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

HONDT, Jaques d’ – Hegel. Lisboa: Edições 70, 1981.

LOSURDO, Domenico – Hegel, Marx e a tradição liberal. São Paulo: Editora da Unesp, 1998.

LUKÁCS, G. – História e Consciência de Classe. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

MANDEL, E. – A Formação do Pensamento Econômico de Karl Marx. Rio de Janeiro: Zahar, 1968.

MARCUSE, H. – Razão e Revolução. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 

ROSDOLSKY, R. – Gênese e estrutura de O Capital de Marx. Rio de Janeiro: Contraponto, 2001.

TAYLOR, Ch. – Hegel. New York: Cambridge University Press, 1975.
 

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