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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
História
 
Disciplina: FLH0841 - Historiografia Marxista: de Marx a Mike Davis [5- Teoria, historiografia e novas abordagens]
Marxist Historiography: From Marx to Mike Davis

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2023 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina visa introduzir aos alunos as obras de vários grandes historiadores marxistas europeus, norte-americanos e brasileiros. Não será primariamente sobre a filosofia marxista de história nem a teoria de história em Marx; será uma detalhada exploração da prática historiográfica, isto é, de como marxistas têm escrito história ao longo dos séculos 19 e 20. Cada aula será dedicada a um historiador marxista com leituras deles e de outros sobre eles, tais como Marx, Engels, Trotsky, Georges Lefebvre, C.L.R. James, Caio Prado Jr., Pierre Vilar, E.P.Thompson, Christopher Hill, Eric Hobsbawm, Robert Brenner e Mike Davis. Portanto, a disciplina tratará de vários campos (Social, Econômico, do Trabalho, Meio Ambiente, Cultura) e períodos (Medieval, Moderno, Contemporâneo) historiográficos bem como diversas áreas geográficas (Europa, América Latina, América do Norte). Todas as leituras serão em português.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5775421 - Robert Sean Purdy
 
Programa Resumido
A disciplina aborda a relação entre historiografia e marxismo através de leituras e análises de historiadores marxistas de Marx no século 19 a Mike Davis no século 21. Questões como estrutura/experiência, exploração e opressão, narrativas históricas e o papel do indivíduo na história serão tratadas em todas as aulas através de leituras densas de textos de historiadores marxistas e fontes secundárias sobre tais textos.
 
 
 
Programa
A Panorama Ampla de História Marxista; Os Escritos Históricos de Marx e Engels; A História da Revolução Russa de Trotsky I: Desenvolvimento Desigual e Combinado; A História da Revolução Russa de Trotsky II: Outubro; Os Jacobinos Negros: C.L.R. James e História Marxista;
Historiadores Marxistas e a Grande Revolução Francesa; Os Historiadores Marxistas Ingleses: E.P. Thompson e A Formação da Classe Operária Inglesa; Caio Prado Jr. e a Revolução Brasileira; Os Historiadores Marxistas Inglesas: E.P. Thompson e Costumes em Comum; 
História Marxista de Escravidão; O posmodernismo desafia o marxismo?; A História Oculta do Atlântico Revolucionário; Holocaustos Coloniais: Mike Davis, o Meio Ambiente e Marxismo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Metodologia de Ensino: Aulas teóricas, leituras obrigatórias e especialmente discussão em pequenos grupos. Presença será cobrada. Avaliação: Presença, leituras obrigatórias, participação de discussões, plano de trabalho e trabalho escrito individual, prova final.
Critério
a) Frequência às aulas; leituras e participação nas discussões em sala. b) Um plano de trabalho (20%) e trabalho (40%) (a serem definidos. Os trabalhos serão avaliados por clareza na exposição das ideais; capacidade de argumentação; sustentação teórica e historiográfica; capacidade de articulação entre ideias e leituras; capacidade de problematização. c) Uma prova (com consulta): 40%. Avaliará material de todas as aulas, leituras e discussões.
Norma de Recuperação
Prova em sala.
 
Bibliografia
     
McLELLAN, David. “A concepção materialista da História”. In: HOBSBAWM, E. (Org.).  História do Marxismo, vol. 1, O marxismo no tempo de Marx, 3a ed. Rio,  Paz e Terra, 1987. MARX, Carlos. O Dezoito Brumário e cartas a Kugelmann [1852]. Tradução de Leandro Konder e Renato Guimarães. Rio. Paz e Terra, 1978. VILAR, Pierre. Marx e a História. In: HOBSBAWM, E. (Org.).  História do Marxismo, vol. 1, O marxismo no tempo de Marx, 3a ed. Rio, Paz e Terra, 1987, pp.91-126. TROTSKY, Leon. História da Revolução Russa. 2 v. São Paulo, Sundermann, 2007[1930]. NOVACK, George. A Lei de Desenvolvimento Desigual e Combinado na Sociedade (1968). BIANCHI, Alvaro. História da Revolução Russa: Trotsky como historiador. JAMES, C.L.R. Os Jacobinos Negros: Toussant l´Ouverture e a Revolução de São Domingos. São Paulo: Boitempo, 2000 (1938). LEFEBVRE, George. O grande medo de 1789: Os camponeses e a revolução francesa. Rio de Janeiro: Campus, 1979 [1932]. CORREIA, Priscila Gomes. O Debate sobre o Revisionismo Histórico da Revolução Francesa”. THOMPSON, E. P. A Formação da Classe Operária Inglesa. Rio, Paz e Terra, 1987; 2) SCHULLER, Alessandra Frota de. Marxismo e Historiografia no Reino de Vitória: As Contribuições de Edward Palmer Thompson. Verinotio - Revista On-line de Educação e as Ciências Humanas. Rio, n. 6, Ano III, Maio de 2007. PRADO Jr., Caio. Formação do Brasil Contemporâneo -Colônia. 1942. SECCO, Lincoln. Caio Prado Jr.: O Sentido de Revolução. São Paulo. Boitempo, 2008. THOMPSON, E.P. “A economia moral da multidão inglesa no século XVIII”. In: THOMPSON, E.P. Costumes em Comum: Estudos Sobre Cultura Popular Tradicional. São Paulo, Comapnhia das Letras,, 2008 [1991]. MATTOS, Marcel Badaró. E.P. Thompson no Brasil. Outubro. São Paulo. n.14, 2006. GENOVESE, Eugene. A Terra Prometida: O Mundo os Escravos Criaram. São Paulo. Paz e Terra, 1988 [1974]. BLACKBURN, Robin. A Queda de Escravismo Colonial, 1776-1848. Rio. Record, 2002 [1988]. WOOD, Ellen Meiksins. Em defesa da história: marxismo e a agenda pós-moderna. Revista Crítica Marxista. Campinas, n.3, 1996 [1995]. FORTES, Alexandre. Miríades por toda a eternidade: a atualidade de E.P. Thompson. Tempo Social. São Paulo. v.18, no.1, 2006. LINEBAUGH, Peter e REDIKER, Marcus. A hidra de muitas cabeças: marinheiros, escravos, plebeus e a história oculta do Atlântico revolucionário. São Paulo. Companhia das Letras, 2008 [2000]. DAVIS, Mike. Holocaustos Coloniais: Clima, Fome e Imperialismo na Formação do Terceiro Mundo. Rio. Record, 2002 [2001].
 

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