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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
História
 
Disciplina: FLH0844 - Catástrofe, Testemunho e Representação [6- Memória e Patrimônio Histórico]
Catastrophe, Witness and Representation

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2023 Desativação: 31/12/2024

Objetivos
Levar o aluno a conhecer e compreender os conceitos de História e Memória em Paul Ricoeur, articulando-os com as questões suscitadas pelo impasse entre a memória individual e a memória coletiva; conhecer aspectos dos debates historiográficos sobre o Holocausto ou Shoá e o problema de sua representação, em especial na literatura; analisar textos de sobreviventes do Holocausto ou seus descendentes, explorando questões teóricas e metodológicas em sua relação com o discurso historiográfico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6580513 - Jose Antonio Vasconcelos
 
Programa Resumido
A literatura de testemunho trabalha no entrecruzamento da história, da memória e do discurso literário, e as narrativas sobre as experiências de perseguição a minorias étnicas durante o regime nazista na Alemanha constituem um recorte importante neste campo de estudos. A disciplina trabalhará primeiramente questões teóricas sobre a memória, história e ficção e, em um segundo momento, utilizará esse referencial teórico para a análise de textos específicos de literatura de testemunho.
 
 
 
Programa
Tensões e relações entre os diferentes tipos de memória a partir de discussões sobre a primeira parte de Memória, História e Esquecimento, de Paul Ricoeur; debates a partir de textos teóricos sobre o genocídio e sua possibilidade de representação na História, Arte e Literatura; memória, História e Holocausto ou Shoá: debates historiográficos sobre a questão do testemunho; análise de textos de sobreviventes do Holocausto ou seus descendentes, debatendo seus status de fonte histórica e, ao mesmo tempo, a produção de significado a partir de leituras cruzadas envolvendo diferentes gêneros textuais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
prova escrita; seminários e trabalho.
Critério
prova escrita na qual serão levados em conta a originalidade da redação, pertinência da resposta à questão proposta, nível apropriado de aprofundamento e coerência no encadeamento de idéias; apresentações orais em sala de aula e trabalho escrito sobre uma obra de cunho memorialístico contemplando aspectos da sistemática perseguição a judeus na Europa durante o regime nazista na Alemanha.
Norma de Recuperação
relatório individual de no máximo dez páginas sobre os conteúdos trabalhados na disciplina.
 
Bibliografia
     
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