Levar o aluno a conhecer e compreender os conceitos de História e Memória em Paul Ricoeur, articulando-os com as questões suscitadas pelo impasse entre a memória individual e a memória coletiva; conhecer aspectos dos debates historiográficos sobre o Holocausto ou Shoá e o problema de sua representação, em especial na literatura; analisar textos de sobreviventes do Holocausto ou seus descendentes, explorando questões teóricas e metodológicas em sua relação com o discurso historiográfico.
A literatura de testemunho trabalha no entrecruzamento da história, da memória e do discurso literário, e as narrativas sobre as experiências de perseguição a minorias étnicas durante o regime nazista na Alemanha constituem um recorte importante neste campo de estudos. A disciplina trabalhará primeiramente questões teóricas sobre a memória, história e ficção e, em um segundo momento, utilizará esse referencial teórico para a análise de textos específicos de literatura de testemunho. A disciplina também destinará 20 horas para o planejamento e desenvolvimento de práticas extensionistas, a serem computadas nas ACE constantes do Histórico Escolar do aluno. Essa atividade deverá ser voltada para o público externo à Universidade, previamente delimitado pelo aluno e com aval do professor, e deverá ter caráter historiográfico, que poderá assumir diferentes formas, tais como: formação historiográfica de público- externo à universidade, formação continuada de professores da rede básica, atividades e organização de eventos culturais com temas históricos, atividades de preservação patrimonial, organização documental e direito à memória, exposições, performances teatrais, intervenções urbanas, ações vinculadas a monumentos e contra monumentos, placas comemorativas, roteiros turísticos, dentre outros, podendo ser de caráter presencial ou remoto, de acordo com as definições institucionais e normas vigentes na Universidade. O desenvolvimento das atividades se fará sob a tutoria do docente- responsável pela disciplina, sendo avaliada conforme as regras vigentes para aprovação em disciplinas, mediante relatório final e sistematização da avaliação pelo grupo social envolvido, conforme indicadores previamente definidos pelo docente e pelos alunos envolvidos.
Tensões e relações entre os diferentes tipos de memória a partir de discussões sobre a primeira parte de Memória, História e Esquecimento, de Paul Ricoeur; debates a partir de textos teóricos sobre o genocídio e sua possibilidade de representação na História, Arte e Literatura; memória, História e Holocausto ou Shoá: debates historiográficos sobre a questão do testemunho; análise de textos de sobreviventes do Holocausto ou seus descendentes, debatendo seus status de fonte histórica e, ao mesmo tempo, a produção de significado a partir de leituras cruzadas envolvendo diferentes gêneros textuais.
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