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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
História
 
Disciplina: FLH0844 - Catástrofe, Testemunho e Representação [6- Memória e Patrimônio Histórico]
Catastrophe, Witness and Representation

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Carga Horária de Extensão: 20 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
Levar o aluno a conhecer e compreender os conceitos de História e Memória em Paul Ricoeur, articulando-os com as questões suscitadas pelo impasse entre a memória individual e a memória coletiva; conhecer aspectos dos debates historiográficos sobre o Holocausto ou Shoá e o problema de sua representação, em especial na literatura; analisar textos de sobreviventes do Holocausto ou seus descendentes, explorando questões teóricas e metodológicas em sua relação com o discurso historiográfico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6580513 - Jose Antonio Vasconcelos
 
Programa Resumido
A literatura de testemunho trabalha no entrecruzamento da história, da memória e do discurso literário, e as narrativas sobre as experiências de perseguição a minorias étnicas durante o regime nazista na Alemanha constituem um recorte importante neste campo de estudos. A disciplina trabalhará primeiramente questões teóricas sobre a memória, história e ficção e, em um segundo momento, utilizará esse referencial teórico para a análise de textos específicos de literatura de testemunho.
A disciplina também destinará 20 horas para o planejamento e desenvolvimento de práticas extensionistas, a serem computadas nas ACE constantes do Histórico Escolar do aluno. Essa atividade deverá ser voltada para o público externo à Universidade, previamente delimitado pelo aluno e com aval do professor, e deverá ter caráter historiográfico, que poderá assumir diferentes formas, tais como: formação historiográfica de público- externo à universidade, formação continuada de professores da rede básica, atividades e organização de eventos culturais com temas históricos, atividades de preservação patrimonial, organização documental e direito à memória, exposições, performances teatrais, intervenções urbanas, ações vinculadas a monumentos e contra monumentos, placas comemorativas, roteiros turísticos, dentre outros, podendo ser de caráter presencial ou remoto, de acordo com as definições institucionais e normas vigentes na Universidade. O desenvolvimento das atividades se fará sob a tutoria do docente- responsável pela disciplina, sendo avaliada conforme as regras vigentes para aprovação em disciplinas, mediante relatório final e sistematização da avaliação pelo grupo social envolvido, conforme indicadores previamente definidos pelo docente e pelos alunos envolvidos. 
 
 
 
Programa
Tensões e relações entre os diferentes tipos de memória a partir de discussões sobre a primeira parte de Memória, História e Esquecimento, de Paul Ricoeur; debates a partir de textos teóricos sobre o genocídio e sua possibilidade de representação na História, Arte e Literatura; memória, História e Holocausto ou Shoá: debates historiográficos sobre a questão do testemunho; análise de textos de sobreviventes do Holocausto ou seus descendentes, debatendo seus status de fonte histórica e, ao mesmo tempo, a produção de significado a partir de leituras cruzadas envolvendo diferentes gêneros textuais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
prova escrita; seminários e trabalho.
Critério
prova escrita na qual serão levados em conta a originalidade da redação, pertinência da resposta à questão proposta, nível apropriado de aprofundamento e coerência no encadeamento de idéias; apresentações orais em sala de aula e trabalho escrito sobre uma obra de cunho memorialístico contemplando aspectos da sistemática perseguição a judeus na Europa durante o regime nazista na Alemanha.
Norma de Recuperação
relatório individual de no máximo dez páginas sobre os conteúdos trabalhados na disciplina.
 
Bibliografia
     
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GILBERT, Martin. O Holocausto: História dos judeus da Europa na Segunda Guerra Mundial. São Paulo : Hucitec, 2010.

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KUSTIN, Sabina. A vida e luta de uma sobrevivente do Holocausto. São Paulo : Humanitas, 2005.

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LANG, Berel. Holocaust representation: art within the limits od history and ethics. Batimore : Johns Hopkins University Press, 2000.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Ed. UNICAMP,1994.

LEVI, Primo. É isto um homem? Rio de Janeiro : Rocco, 2000.

MATE, Reyes. Memórias de Auschwitz: atualidade e política. São Leopoldo : Nova Harmonia, 2006.

MEGILL, Allan. Historical Knowledge, historical error: a contemporary guide to practice. Chicago : Chicago University Press, 2007.

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NORA, Pierre (dir.). Lês Lieux de mémoire. Paris : Gallimard, 1997.

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POLLAK, Michael. “Memória, Esquecimento, Silêncio”. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol.2, nº 3, 1989.

RICOEUR, PAUL. A memória, a história, o esquecimento. Campinas : Editora da UNICAMP, 2007.

ROZENBERG, Samuel. Codinome Paul Allain: memórias de um sobrevivente do Holocausto. Rio de Janeiro : Espaço e Tempo, 2002.

SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo : Companhia das Letras, Belo Horizonte : Editora da UFMG, 2007.

SELIGMANN-SILVA, M. (org.). História, memória, literatura. Campinas: Ed. Unicamp, 2003.

SPIEGELMAN, Art. Maus, São Paulo : Companhia das Letras, 2005.

VENEZIA, Shlomo. Sonderkommando: no inferno das câmaras de gás. Rio de Janeiro : Objetiva, 2010.

WHITE, Hayden. The content of the form. Baltimore : Johns Hopkins University Press, 1987.

WIESEL, Elie. A noite, 3. ed. Rio de Janeiro : Ediouro, 2006.

WISTRICH, Robert S. Hitler e o Holocausto. Rio de Janeiro : Objetiva, 2002.

ZERUBAVEL, Eviatar. Time maps: collective memory and the social shape of the past. Chicago : The University of Chicago Press, 2003.

 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Esta atividade deverá ser voltada para o público externo à Universidade, previamente delimitado pelo aluno e com aval do professor.
Objetivos da atividade
A atividade extensionista deverá ter caráter historiográfico, sob diversas formas, tais como: formação historiográfica de público- externo à universidade, formação continuada de professores da rede básica, atividades e organização de eventos culturais com temas históricos, atividades de preservação patrimonial, organização documental e direito à memória, podendo ser de caráter presencial ou remoto, de acordo com as definições institucionais e normas vigentes na Universidade.
Descrição da atividade
A disciplina também destinará 20 horas para o planejamento e desenvolvimento de práticas extensionistas, a serem computadas nas ACE constantes do Histórico Escolar do aluno. O desenvolvimento das atividades se fará sob tutoria de um docente e de monitorias pedagógicas, sendo avaliada conforme as regras vigentes para aprovação em disciplinas.
Indicadores de avaliação da atividade
Entrega de relatório final e sistematização da avaliação pelo grupo social envolvido e pelo aluno, conforme modelo padronizado pelo Departamento de História e indicadores previamente definidos pela Universidade (aproveitamento, presença e ampliação do conhecimento historiográfico e da história aplicada a demandas sócio- culturais).

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