1. Introduzir uma reflexão teórico-metodológica sobre a leitura de fontes audiovisuais na pesquisa e no ensino de História; 2. Analisar a produção audiovisual de conteúdo histórico em diferentes contextos; 3. Produzir em equipe um audiovisual e uma hipermídia voltados para o ensino de história.
Introduzir categorias fundamentais de análise fílmica e análise da imagem da perspectiva do trabalho historiográfico; refletir sobre os conceitos de cultura e fonte visual e sobre os conceitos de cultura e fonte audiovisual; refletir sobre a história a partir de fontes visuais e audiovisuais; discutir as práticas pedagógicas da Educação Básica voltadas para o uso de fontes visuais e audiovisuais. A disciplina também destinará 20 horas para o planejamento e desenvolvimento de práticas extensionistas, a serem computadas nas ACE constantes do Histórico Escolar do aluno. Essa atividade deverá ser voltada para o público externo à Universidade, previamente delimitado pelo aluno e com aval do professor, e deverá ter caráter historiográfico, que poderá assumir diferentes formas, tais como: formação historiográfica de público- externo à universidade, formação continuada de professores da rede básica, atividades e organização de eventos culturais com temas históricos, atividades de preservação patrimonial, organização documental e direito à memória, exposições, performances teatrais, intervenções urbanas, ações vinculadas a monumentos e contra monumentos, placas comemorativas, roteiros turísticos, dentre outros, podendo ser de caráter presencial ou remoto, de acordo com as definições institucionais e normas vigentes na Universidade. O desenvolvimento das atividades se fará sob a tutoria do docente- responsável pela disciplina, sendo avaliada conforme as regras vigentes para aprovação em disciplinas, mediante relatório final e sistematização da avaliação pelo grupo social envolvido, conforme indicadores previamente definidos pelo docente e pelos alunos envolvidos.
1 – Arte e sociedade: algumas abordagens nas Ciências Humanas; 2 – Cultura visual como problema de conhecimento histórico; 3 – O campo historiográfico e o trabalho com fontes visuais e audiovisuais; 4 – O campo educacional e o trabalho com fontes visuais e audiovisuais; 5 – Fundamentos Teórico-Metodológicos da análise fílmica: Cinema e sociedade: formas narrativas e significado social; Representação cinematográfica da História; 6 – Linguagem clássica e forma dramática: o cinema clássico norte-americano 7 –Além do Cinema Clássico: cinema soviético de vanguarda: Eisenstein; Cinema Moderno: Nouvelle Vague e Cinema Novo; 8 – Análise de fontes visuais: princípios do método 9 – Práticas pedagógicas e cultura visual: o livro didático como fonte; 10 – Práticas pedagógicas e o audiovisual: o filme como fonte.
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