Analisar criticamente as representações de ciência e técnica na arte, em especial na pintura, discutindo-as como produtos de relações históricas e sociais.
Analisar representações artísticas da ciência e da técnica, em especial na pintura, discutindo-as como produtos de relações históricas e sociais. A disciplina também destinará 20 horas para o planejamento e desenvolvimento de práticas extensionistas, a serem computadas nas ACE constantes do Histórico Escolar do aluno. Essa atividade deverá ser voltada para o público externo à Universidade, previamente delimitado pelo aluno e com aval do professor, e deverá ter caráter historiográfico, que poderá assumir diferentes formas, tais como: formação historiográfica de público- externo à universidade, formação continuada de professores da rede básica, atividades e organização de eventos culturais com temas históricos, atividades de preservação patrimonial, organização documental e direito à memória, exposições, performances teatrais, intervenções urbanas, ações vinculadas a monumentos e contra monumentos, placas comemorativas, roteiros turísticos, dentre outros, podendo ser de caráter presencial ou remoto, de acordo com as definições institucionais e normas vigentes na Universidade. O desenvolvimento das atividades se fará sob a tutoria do docente- responsável pela disciplina, sendo avaliada conforme as regras vigentes para aprovação em disciplinas, mediante relatório final e sistematização da avaliação pelo grupo social envolvido, conforme indicadores previamente definidos pelo docente e pelos alunos envolvidos.
1. Por que ciência e arte na sociedade? 2. Arte, ciência e cultura: fronteiras e passaportes 3. História das ideias nas pinturas 4. Ideias científicas, técnica e a história da arte 5. Arte, técnica e o espectador 6. A sociedade e as investigações sobre o espaço 7. A criação da natureza pela técnica 8. Iluminismo, industrialização e as artes 9. Movimentos após o Modernismo e a história da técnica 10. Arte e trabalho
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