Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
História
 
Disciplina: FLH0850 - Arte e Ciência: diálogos na História Social [3- História Social]
Art and Science: dialogues in the Social History

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Carga Horária de Extensão: 20 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
Analisar criticamente as representações de ciência e técnica na arte, em especial na pintura, discutindo-as como produtos de relações históricas e sociais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
943979 - Gildo Magalhães dos Santos Filho
 
Programa Resumido
Analisar representações artísticas da ciência e da técnica, em especial na pintura, discutindo-as como produtos de relações históricas e sociais.
A disciplina também destinará 20 horas para o planejamento e desenvolvimento de práticas extensionistas, a serem computadas nas ACE constantes do Histórico Escolar do aluno. Essa atividade deverá ser voltada para o público externo à Universidade, previamente delimitado pelo aluno e com aval do professor, e deverá ter caráter historiográfico, que poderá assumir diferentes formas, tais como: formação historiográfica de público- externo à universidade, formação continuada de professores da rede básica, atividades e organização de eventos culturais com temas históricos, atividades de preservação patrimonial, organização documental e direito à memória, exposições, performances teatrais, intervenções urbanas, ações vinculadas a monumentos e contra monumentos, placas comemorativas, roteiros turísticos, dentre outros, podendo ser de caráter presencial ou remoto, de acordo com as definições institucionais e normas vigentes na Universidade. O desenvolvimento das atividades se fará sob a tutoria do docente- responsável pela disciplina, sendo avaliada conforme as regras vigentes para aprovação em disciplinas, mediante relatório final e sistematização da avaliação pelo grupo social envolvido, conforme indicadores previamente definidos pelo docente e pelos alunos envolvidos. 
 
 
 
Programa
1. Por que ciência e arte na sociedade? 
2. Arte, ciência e cultura: fronteiras e passaportes 
3. História das ideias nas pinturas 
4. Ideias científicas, técnica e a história da arte 
5. Arte, técnica e o espectador 
6. A sociedade e as investigações sobre o espaço 
7. A criação da natureza pela técnica 
8. Iluminismo, industrialização e as artes 
9. Movimentos após o Modernismo e a história da técnica 
10. Arte e trabalho
 
 
 
Avaliação
     
Método
Seminário e trabalho de campo
Critério
Média aritmética entre seminário e trabalho de campo
Norma de Recuperação
Trabalho escrito e entrevista
 
Bibliografia
     
Alpers, Svetlana. O projeto de Rembrandt. S. Paulo: Cia. das Letras, 2010 Argan, Giulio. Clássico e anticlássico. S. Paulo: Cia. das Letras, 1999 
Baxandall, Michael. Padrões de intenção. S. Paulo: Cia. das Letras, 2006 Braudel, Fernand. O modelo italiano. S. Paulo: Cia. das Letras, 2007 
Bronowski, J.O olho visionário, ensaios s/arte, literatura e ciência. Brasília: Unb, 1998 Cardoso, Rafael. Arte brasileira em 25 quadros. R. Janeiro: Record, 2008 Casati, Roberto. A descoberta da sombra. S. Paulo: Cia. das Letras, 2001 Castelnuovo, Enrico. Retrato e sociedade na arte italiana. S. Paulo: Cia. Letras, 2006 Clark, T.J.. A pintura da vida moderna. S.Paulo: Cia. das Letras, 2004 
Duby, George. História artística da Europa. Idade Média. R. Janeiro: Paz&Terra, 2002 Eco, Umberto. Arte e beleza na estética medieval. R. Janeiro: Record, 2010 Fer, Briony et al. Realismo, racionalismo, surrealismo. S. Paulo: Cosac&Naify, 1998 Frascina, Francis et al. Modernidade e modernismo. S. Paulo: Cosac & Naify, 1998 Gay, Peter. Modernismo. O fascínio da heresia. S. Paulo: Cia. das Letras, 2009 Harrison, Charles et al. Primitivismo, cubismo, abstração. S. Paulo: Cosac&Naify, 1998
Henderson, Wiliam. A revolução industrial. S. Paulo: Edusp, 1979 
Kemp, Martin. Leonardo da Vinci. R. Janeiro: Jorge Zahar, 2005 
Lobo, Huertas. A arte e a revolução industrial - séc.XVIII/XIX. Lisboa: Horizonte, 1985 Ortega y Gasset. A desumanização da arte. S. Paulo: Cortez, 1991 
Palhares, Taísa (org.). Arte brasileira na Pinacoteca. S. Paulo: Cosac&Naify, 2009 Salgueiro, Heliana. Paisagem e arte. S. Paulo: ECA/USP, 2000 
Schama, Simon. Paisagem e memória. S. Paulo: Cia. das Letras, 1996 Schama, Simon. O poder da arte. S. Paulo: Cia. das Letras, 2010 
Snow, Charles P. As duas culturas. S.Paulo: Edusp, 1995 
Thuillier, Pierre. De Arquimedes a Einstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994 Wagensberg, Jorge. La rebelión de las formas. Barcelona: Tusquets, 2004 Wolheim, Richard. A pintura como arte. S. Paulo: Cosac & Naify, 2002
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Esta atividade deverá ser voltada para o público externo à Universidade, previamente delimitado pelo aluno e com aval do professor.
Objetivos da atividade
A atividade extensionista deverá ter caráter historiográfico, sob diversas formas, tais como: formação historiográfica de público- externo à universidade, formação continuada de professores da rede básica, atividades e organização de eventos culturais com temas históricos, atividades de preservação patrimonial, organização documental e direito à memória, podendo ser de caráter presencial ou remoto, de acordo com as definições institucionais e normas vigentes na Universidade.
Descrição da atividade
A disciplina também destinará 20 horas para o planejamento e desenvolvimento de práticas extensionistas, a serem computadas nas ACE constantes do Histórico Escolar do aluno. O desenvolvimento das atividades se fará sob tutoria de um docente e de monitorias pedagógicas, sendo avaliada conforme as regras vigentes para aprovação em disciplinas.
Indicadores de avaliação da atividade
Entrega de relatório final e sistematização da avaliação pelo grupo social envolvido e pelo aluno, conforme modelo padronizado pelo Departamento de História e indicadores previamente definidos pela Universidade (aproveitamento, presença e ampliação do conhecimento historiográfico e da história aplicada a demandas sócio- culturais).

Clique para consultar os requisitos para FLH0850

Clique para consultar o oferecimento para FLH0850

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP