Levar o/a aluno/a a assimilar conceitos de acústica da fala e ter contato com programas de análise de fala que estimam frequência, duração e intensidade do sinal, aprendendo a interpretar um espectrograma. Fazer com que o/a aluno/a compreenda as correlações acústico-articulatórias das vogais e consoantes do PB e outras línguas. A compreensão da realização e das resultantes sonoras da fala é base para o pensamento objetivo sobre diferenças entre as linguagens (oral e escrita) o que é de suma importância para entender o processo de alfabetização e muitos processos que envolvem o aprendizado de segunda língua. Introduzir o aluno/a à reflexão sobre a integração fonética e fonologia.
Acústica da fala: caracterização acústicas dos segmentos da fala. Aspectos articulatórios da fala. Correlatos acústico-articulatórios. Breve introdução à entoação. Relação com outras disciplinas da linguística e com outras áreas do conhecimento.
Fonética Articulatória. Fisiologia do aparelho fonador. Modos e pontos de articulação. Classificação articulatória dos sons da fala. Transcrição fonética com base no IPA (International Phonetic Alphabet). Fonética acústica. O que é som. Onda sonora. Ciclo, período, frequência e intensidade. Frequência fundamental e seus harmônicos. Fenômenos de ressonância. Teoria fonte-filtro. Formantes. O que é coarticulação. Entonação. Análise computadorizada de fala. O espectrograma. Extração de pitch e formantes
Cagliari, L. C. (1989) Alfabetização e Linguística. São Paulo, Editora Scipione.Delgado Martins, R.(1999) Ouvir Falar. Lisboa. Caminho. Kent, R. e Read, C. (1992) The Acoustic Analysis of Speech. San Diego, Singular. (opcional)Medeiros, B. Consoantes, texto de apoio, manuscritoMedeiros, B. Vogais, texto de apoio, manuscritoMira Mateus et al (1990), Fonética, Fonologia e Morfologia do Português. Lisboa, Universidade Aberta. Motta Maia, E. (1991) No Reino da Fala. São Paulo, Editora Ática.Schafer, M. (1991) “Limpeza de ouvidos” in O Ouvido Pensante. São Paulo, Editora Unesp. pp 67 a 89. Scliar-Cabral, L. (2003) Princípios do sistema alfabético do português do Brasil. São Paulo, Contexto.Silva, T. C. (1999) Fonética e fonologia do Português. (opcional: para praticar transcrição fonética e fonológica)CONSELHO DA EUROPA (2001). Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas - Aprendizagem, ensino, avaliação. Porto, Edições ASA, 2001.BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO (1999). Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica.BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais – Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental – Língua Estrangeira. Brasília: Imprensa Oficial.