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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Lingüística
 
Disciplina: FLL0117 - Fonética Acústica e Articulatória
Articulatory and Acoustic Phonetics

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
Levar o/a aluno/a a assimilar conceitos de acústica da fala e ter contato com programas de análise de fala que estimam frequência, duração e intensidade do sinal, aprendendo a interpretar um espectrograma. Fazer com que o/a aluno/a compreenda as correlações acústico-articulatórias das vogais e consoantes do PB e outras línguas. A compreensão da realização e das resultantes sonoras da fala é base para o pensamento objetivo sobre diferenças entre as linguagens (oral e escrita) o que é de suma importância para entender o processo de alfabetização e muitos processos que envolvem o aprendizado de segunda língua. Introduzir o aluno/a à reflexão sobre a integração fonética e fonologia.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
4866574 - Beatriz Raposo de Medeiros
1464319 - Paulo Chagas de Souza
 
Programa Resumido
Acústica da fala: caracterização acústicas dos segmentos da fala. Aspectos articulatórios
da fala. Correlatos acústico-articulatórios. Breve introdução à entoação. Relação com outras disciplinas da linguística e com outras áreas do conhecimento.
 
 
 
Programa
Fonética Articulatória. Fisiologia do aparelho fonador. Modos e pontos de articulação. Classificação articulatória dos sons da fala. Transcrição fonética com base no IPA (International Phonetic Alphabet). Fonética acústica. O que é som. Onda sonora. Ciclo, período, frequência e intensidade. Frequência fundamental e seus harmônicos. Fenômenos de ressonância. Teoria fonte-filtro. Formantes. O que é coarticulação. Entonação. Análise computadorizada de fala. O espectrograma. Extração de pitch e formantes
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, em que se apresentarão os conceito básicos de acústica. Exercícios de transcrição através de ditados e/ou manuais específicos apra este fim. Aulas de laboratório, em que o aluno terá contato com um software de análise de fala, a fim de ser introduzido à análise acústica dos sons da fala.
Critério
O/a aluno/a será avaliado/a pela participação nas aulas, realização dos exercícios de transcrição e de fixação de conceitos da disciplina e por uma prova final.
Norma de Recuperação
A atividade de recuperação será feita, em data a ser definida pelo professor, mediante prova em que o aluno deve mostrar a capacidade de análise dos dados acústicos da fala, bem como definir conceitos teóricos da fonética acústica e articulatória. Para a aprovação, o aluno deverá obter nota maior ou igual a 5,0 (cinco) nessa atividade.
 
Bibliografia
     
Cagliari, L. C. (1989) Alfabetização e Linguística. São Paulo, Editora Scipione.
Delgado Martins, R.(1999) Ouvir Falar. Lisboa. Caminho.
Kent, R. e Read, C. (1992) The Acoustic Analysis of Speech. San Diego, Singular. (opcional)
Medeiros, B. Consoantes, texto de apoio, manuscrito
Medeiros, B. Vogais, texto de apoio, manuscrito
Mira Mateus et al (1990), Fonética, Fonologia e Morfologia do Português. Lisboa, Universidade Aberta.
Motta Maia, E. (1991) No Reino da Fala. São Paulo, Editora Ática.
Schafer, M. (1991) “Limpeza de ouvidos” in O Ouvido Pensante. São Paulo, Editora Unesp. pp 67 a 89.
Scliar-Cabral, L. (2003) Princípios do sistema alfabético do português do Brasil. São Paulo, Contexto.
Silva, T. C. (1999) Fonética e fonologia do Português. (opcional: para praticar transcrição fonética e fonológica)
CONSELHO DA EUROPA (2001). Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas - Aprendizagem, ensino, avaliação. Porto, Edições ASA, 2001.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO (1999). Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais – Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental – Língua Estrangeira. Brasília: Imprensa Oficial.
 

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