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Lingüística
Disciplina: FLL0130 - Fonologia: Descrição e Análise
Phonology: Description and Analysis
Créditos Aula:
2
Créditos Trabalho:
1
Carga Horária Total:
60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo:
Semestral
Ativação:
15/07/2018
Desativação:
Objetivos
Dar ao aluno instrumental teórico para descrever e explicar fenômenos diversos da fonologia das línguas naturais dentro dos quadros teóricos estruturalista, gerativista e da otimidade. Fornecer ao estudante a possibilidade de adquirir um conhecimento explícito sobre as propriedades e estruturas fonológicas das línguas naturais, apontando a proximidade entre tal conhecimento e a sua futura atuação em sala de aula.
Docente(s) Responsável(eis)
1464319 - Paulo Chagas de Souza
3178985 - Raquel Santana Santos
Programa Resumido
Unidades e regras do componente fonológico.
Programa
Sons, traços e classes naturais. Distribuição e alofonia. Regras fonológicas. Argumentação sobre regras fonológicas. Ordenação de regras fonológicas. Estrutura da sílaba. Regras fonológicas que fazem referência à sílaba. Prosódia: acento. Prosódia: sistemas sensíveis ao peso silábico. Prosódia: tons e entoação. Morfologia prosódica. Fonética e fonologia em perspectiva funcional. Restrições fonológicas. Hierarquia de restrições.
Avaliação
Método
Aulas expositivas, exercícios de análise.
Critério
Capacidade de operar com os conceitos estudados, revelada em provas ou listas de exercícios.
Norma de Recuperação
A atividade de recuperação será feita, em data a ser definida pelo professor, mediante trabalho ou prova escrita, também a critério do professor da disciplina. Para a aprovação, o aluno deverá obter nota maior ou igual a 5,0 (cinco) nessa atividade.
Bibliografia
Bisol, L. (org.) (1999). Introdução a Estudos de Fonologia do Português Brasileiro. Porto Alegre: Ed. PUCRS.
Câmara Jr., M. (1970). Estrutura da Língua Portuguesa. Vozes. Petrópolis, Rio de Janeiro.
Chagas de Souza, P. & R. S. Santos (2003). 'Fonologia', in Fiorin, J. L. (org.). Introdução à Linguística II: Princípios de Análise. São Paulo: Contexto.
Chomsky, N. & M. Halle (1968). The Sound Pattern of English. New York: Harper & Row.
Ewen, C. J. & H. van der Hulst (2001). The Phonological Structure of Words: An Introduction. Cambridge University Press.
Gussenhoven, C. & H. Jacobs (1998). Understanding Phonology. Londres: Arnold.
Hayes, B. (2009). Introductory phonology. Wiley-B lackwell.
Kager, R. (1999). Optimality Theory. Cambridge: Cambridge University Press.
Kenstowicz, M. (1994). Phonology in Generative Grammar. Cambridge, MA: MIT Press.
Nathan, G. S. (2008). Phonology : a cognitive grammar introduction. John Benjamins.
Odden, D. (2013). Introducing phonology. Cambridge. 2a ed.
Roca, I. & W. Johnson (1999). A Course in Phonology. Oxford: Blackwell.
Troubetzkoy, N. S. (1964). Principes de Phonologie. Paris: Klincksieck.
Veloso, J.; Soares Rodrigues, A. (2002). “A presença da fonética e da fonologia no ensino do português (ensino básico e secundário): algumas considerações preliminares”. in Duarte, I. M. et al., Encontro Comemorativo dos 25 anos do Centro de Linguística da Universidade do Porto, vol. 1, Porto, C.L.U.P., 2002, 231-246.
Valente Rodrigues, S. (2005) Fonética e Fonologia no ensino da língua materna: modos de operacionalização, Faculdade de Letras Universidade do Porto. Manuscrito.
CONSELHO DA EUROPA (2001). Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas - Aprendizagem, ensino, avaliação. Porto, Edições ASA, 2001.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO (1999). Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais – Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental – Língua Estrangeira. Brasília: Imprensa Oficial.
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