a) Introduzir o aluno de graduação em Letras no estudo das línguas de sinais, em suas características fonológicas, morfológicas, sintáticas e semântico-lexicais;b) Apresentar ao aluno questões relacionadas à sociolingüística das línguas de sinais;c) Discutir questões relacionadas à aquisição da língua de sinais por crianças surdas e ao aprendizado, por elas, de português como segunda língua.
a) Introdução:i) Línguas de sinais como línguas naturaisii) Idéias falsas sobre línguas de sinaisb) Descrição das línguas de sinaisi) Fonologiaii) Morfologiaiii) Sintaxeiv) Semântica Lexicalc) A sociolingüística das línguas de sinaisi) Variaçãoii) Pidginização e crioulizaçãod) A aquisição da língua de sinais por crianças surdase) A importância da língua de sinais na educação dos surdosf) Contribuição dos estudos de línguas de sinais para a Lingüísticai) Iconicidade versus arbitrariedadeii) Simultaneidade versus linearidadeiii) Relação entre gesto e fala
Brito, L.F. (1995). Por uma Gramática de Língua de Sinais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.Capovilla, F.C. et alii. (1997). A Língua Brasileira de Sinais e sua iconicidade: análises experimentais computadorizadas de caso único. Ciência Cognitiva, 1 (2): 781-924.Capovilla, F.C. et alii. (1998). Manual Ilustrado de Sinais e Sistema de Comunicação em Rede para Surdos. São Paulo: Ed. Instituto de Psicologia, USP.Capovilla, F.C. et alii. (2000). Dicionário Trilíngüe. Língua de Sinais Brasileira, Português e Inglês. São Paulo, Edusp.Karnopp, L.B. (1997). Aquisição fonológica nas línguas de sinais. Letras de Hoje, 32(4):147-162.Klima, E. & U. Bellugi (1979). The Signs of Language. Cambridge, Mass: Harvard University Press.Liddell, S. (2003). Grammar, Gesture, and Meaning in American Sign Language. Cambridge: Cambridge University Press.Quadros, R. M. (1997). Aspectos da sintaxe e da aquisição da Língua Brasileira de Sinais. Letras de Hoje, 32(4): 125-146.Wilcox, S. & P.Wilcox (1997). Learning to See. Washington, D.C.: Gallaudet University Press.