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Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Lingüística
 
Disciplina: FLL0191 - A Lingüística das Línguas de Sinais
The Linguistics of Sign Language

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
a)	Introduzir o aluno de graduação em Letras no estudo das línguas de sinais, em suas características fonológicas, morfológicas, sintáticas e semântico-lexicais;
b) Apresentar ao aluno questões relacionadas à sociolingüística das línguas de sinais;
c) Discutir questões relacionadas à aquisição da língua de sinais por crianças surdas e ao aprendizado, por elas, de português como segunda língua.
 
 
 
Programa Resumido
 
 
 
 
Programa
a)	Introdução:
i) Línguas de sinais como línguas naturais
ii) Idéias falsas sobre línguas de sinais
b) Descrição das línguas de sinais
i) Fonologia
ii) Morfologia
iii) Sintaxe
iv) Semântica Lexical
c) A sociolingüística das línguas de sinais
i) Variação
ii) Pidginização e crioulização
d) A aquisição da língua de sinais por crianças surdas
e) A importância da língua de sinais na educação dos surdos
f) Contribuição dos estudos de línguas de sinais para a Lingüística
i) Iconicidade versus arbitrariedade
ii) Simultaneidade versus linearidade
iii) Relação entre gesto e fala
 
 
 
Avaliação
     
Método
1) aulas teóricas; 2) discussão de textos; 3) análise de dados.
Critério
duas provas semestrais
Norma de Recuperação
A atividade de recuperação será feita, em data a ser definida pelo professor, mediante trabalho ou prova escrita, também a critério do professor da disciplina. Para a aprovação, o aluno deverá obter nota maior ou igual a 5,0 (cinco) nessa atividade.
 
Bibliografia
     
Brito, L.F. (1995).  Por uma Gramática de Língua de Sinais.  Rio de Janeiro:  Tempo Brasileiro.
Capovilla, F.C. et alii. (1997). A Língua Brasileira de Sinais e sua iconicidade: análises experimentais computadorizadas de caso único. Ciência Cognitiva, 1 (2): 781-924.
Capovilla, F.C. et alii. (1998). Manual Ilustrado de Sinais e Sistema de Comunicação em Rede para Surdos. São Paulo: Ed. Instituto de Psicologia, USP.
Capovilla, F.C. et alii. (2000). Dicionário Trilíngüe. Língua de Sinais Brasileira, Português e Inglês. São Paulo, Edusp.
Karnopp, L.B. (1997). Aquisição fonológica nas línguas de sinais. Letras de Hoje, 32(4):147-162.
Klima, E. & U. Bellugi (1979). The Signs of Language. Cambridge, Mass: Harvard University Press.
Liddell, S. (2003). Grammar, Gesture, and Meaning in American Sign Language. Cambridge: Cambridge University Press.
Quadros, R. M. (1997). Aspectos da sintaxe e da aquisição da Língua Brasileira de Sinais. Letras de Hoje, 32(4): 125-146.
Wilcox, S. & P.Wilcox (1997). Learning to See. Washington, D.C.: Gallaudet University Press.
 

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