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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Lingüística
 
Disciplina: FLL0433 - Elementos de Lingüística I
Introduction to General Linguistics: Theory and Analysis I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Levar o aluno a considerar a língua(gem) como uma atividade humana passível de ser analisada e como objeto estruturado passível de ser descrito e explicado; Levar o aluno a entender e a operar com alguns conceitos básicos da teoria linguística. Fornecer ao estudante a possibilidade de adquirir um conhecimento explícito sobre as propriedades e estruturas das línguas naturais, apontando a proximidade entre tal conhecimento e a sua futura atuação em sala de aula.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
53987 - Ana Lucia de Paula Muller
3053989 - Ana Paula Scher
411781 - Antonio Vicente Seraphim Pietroforte
4866574 - Beatriz Raposo de Medeiros
5730741 - Elaine Bicudo Grolla
2696571 - Esmeralda Vailati Negrão
637779 - Evani de Carvalho Viotti
2982240 - Felipe Venâncio Barbosa
799905 - Ivã Carlos Lopes
3792618 - Jairo Morais Nunes
4867450 - Luciana Raccanello Storto
54331 - Luiz Augusto de Moraes Tatit
1286996 - Marcello Modesto dos Santos
5709941 - Marcelo Barra Ferreira
1304400 - Marcos Fernando Lopes
63495 - Margarida Maria Taddoni Petter
82913 - Maria Cristina Fernandes Salles Altman
2380520 - Norma Discini de Campos
1238212 - Olga Ferreira Coelho Sansone
1464319 - Paulo Chagas de Souza
3178985 - Raquel Santana Santos
1891942 - Ronald Beline Mendes
7301850 - Thomas Daniel Finbow
1862115 - Waldir Beividas
 
Programa Resumido
Introdução à Linguística por meio do exame de diferentes objetos teóricos e dos estudos de elementos básicos dos diferentes níveis de descrição linguística.
 
 
 
Programa
1) Língua(gem) e linguística.
2) Ponto de vista normativo e pontos de vista descritivo e explicativo.
3) Níveis de descrição linguística:
- Elementos de análise fonético-fonológica
- Elementos de análise morfológica e sintática
4) Objetos teóricos:
- A língua como sistema
- Competência linguística e aquisição da linguagem.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, exercícios de análise, discurssão de textos, seminários.
Critério
Capacidade de operar com os diversos conceitos estudados, avaliada por meio de provas e/ou seminários, exercícios, trabalhos.
Norma de Recuperação
A atividade de recuperação será feita, em data a ser definida pelo professor, mediante trabalho ou prova escrita, também a critério do professor da disciplina. Para a aprovação, o aluno deverá obter nota maior ou igual a 5,0 (cinco) nessa atividade.
 
Bibliografia
     
BENVENISTE, E. (1976). Problemas de linguística geral. São Paulo, Nacional/EDUSP.
CALLOU, D. e LEITE, Y. (1990). Iniciação à fonética e à fonologia. Rio de Janeiro, Zahar Editor.
CÂMARA JR., J. M. (1964). Princípios de linguística geral. Rio de Janeiro, Acadêmica.
CÂMARA JR, J. M. (1970). Estrutura da língua portuguesa. Rio, Vozes.
CÂMARA JR., J. M. (1977). Para o estudo da fonêmica portuguesa. Rio de Janeiro, Padrão, 1977.
CHOMSKY, N. (1988). Language and problemas of knowneledge. The Managua Lectures. Cambridge, The MIT Pres.
DUCROT, O. & TZEVETAN, T. (1982). Dicionário enciclopédico das ciências da linguagem. Publicações Dom Quixote.
FIORIN, J. L. (org) (2010). Introdução à Linguística: Objetos Teóricos. Ed. Contexto, São Paulo.
FIORIN, J. L. (org) (2010). Introdução à Linguística: Princípios de Análise. Ed. Contexto, São Paulo.
FARACO, C. A. & G. de CASTRO. (s/d). Por uma teoria linguística que fundamente o ensino de língua materna (ou de como apenas um pouquinho de gramática nem sempre é bom) http://www.educaremrevista.ufpr.br/arquivos_15/faraco_castro.pdf.
ILARI, R. (s/d). Linguística e Ensino da Língua Portuguesa. http://www.museulinguaportuguesa.org.br/files/mlp/texto_3.pdf
GLEASON, H.A. (1961). Introdução à Linguística Descritiva. [Trad. de João Pinguelo]. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
JAKOBSON, R. (1967). Fonema e Fonologia. Trad. Joaquim Mattoso Câmara Jr. Rio de Janeiro, Acadêmica.
JAKOBSON, R. (1973). Linguística e Comunicação. São Paulo, Cultrix.
LABOV, W. (1983). Modelos sociolinguísticos. [Trad. de José M. Marinas Harreras], Madrid, Cátedra.
LYONS, J. (1979). Introdução à linguística teórica. São paulo, Nacional/EDUSP.
LYONS, J. (1982). Lingua(gem) e Linguística. [Trad. de Marilda Averburg Winckler et alii], Rio de Janeiro, Zahar.
MAIA, E. A. M. (1991). No Reino da Fala. São Paulo, Ática.
MARTINET, A. (1978). Elementos de linguística geral. São Paulo, Martins Fontes.
PICKET, V. & ELSON, B. (1973). Introdução à morfologia e à sintaxe. Petrópolis, Vozes.
RAPOSO, E. P. (1992) Teoria da gramática. A faculdade da linguagem. Lisboa, Ed Caminho.
SAUSSURE, F. de (1970). Curso de linguística geral. São Paulo, Cultrix.
SLOBIN, D. (1980). Psicolinguística. São Paulo, Nacional.
CONSELHO DA EUROPA (2001). Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas - Aprendizagem, ensino, avaliação. Porto, Edições ASA, 2001.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO (1999). Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais – Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental – Língua Estrangeira. Brasília: Imprensa Oficial.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. 1999. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio – Língua Portuguesa. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica.
 

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