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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Lingüística
 
Disciplina: FLL0434 - Elementos de Lingüística II
Introduction to General Linguistics: Theory and Analysis II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Proporcionar ao aluno o conhecimento de diferentes objetos teóricos e dos elementos básicos dos diferentes níveis de descrição linguística. Fornecer ao estudante a possibilidade de adquirir um conhecimento explícito sobre as propriedades e estruturas das línguas naturais, apontando a proximidade entre tal conhecimento e a sua futura atuação em sala de aula.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
53987 - Ana Lucia de Paula Muller
3053989 - Ana Paula Scher
411781 - Antonio Vicente Seraphim Pietroforte
4866574 - Beatriz Raposo de Medeiros
5730741 - Elaine Bicudo Grolla
2696571 - Esmeralda Vailati Negrão
637779 - Evani de Carvalho Viotti
2982240 - Felipe Venâncio Barbosa
799905 - Ivã Carlos Lopes
3792618 - Jairo Morais Nunes
4867450 - Luciana Raccanello Storto
54331 - Luiz Augusto de Moraes Tatit
1286996 - Marcello Modesto dos Santos
5709941 - Marcelo Barra Ferreira
1304400 - Marcos Fernando Lopes
63495 - Margarida Maria Taddoni Petter
82913 - Maria Cristina Fernandes Salles Altman
2380520 - Norma Discini de Campos
1238212 - Olga Ferreira Coelho Sansone
1464319 - Paulo Chagas de Souza
3178985 - Raquel Santana Santos
1891942 - Ronald Beline Mendes
7301850 - Thomas Daniel Finbow
1862115 - Waldir Beividas
 
Programa Resumido
Introdução à Linguística por meio do exame de diferentes objetos teóricos e dos estudos de elementos básicos dos diferentes níveis de descrição linguística.
 
 
 
Programa
1) A investigação nas ciências da linguagem e suas aplicações.
2) Níveis de descrição linguística:
- Elementos de análise semântica e pragmática
- Estudos do texto
3) Objetos teóricos:
- Variação linguística
- Mudança linguística.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, exercícios, trabalhos individual ou em grupo, provas, leitura e discussão de textos.
Critério
Capacidade de operar com os diversos conceitos estudados, avaliado por meio de provas e/ou seminários, exercícios, trabalhos.
Norma de Recuperação
A atividade de recuperação será feita, em data a ser definida pelo professor, mediante trabalho ou prova escrita, também a critério do professor da disciplina. Para a aprovação, o aluno deverá obter nota maior ou igual a 5,0 (cinco) nessa atividade.
 
Bibliografia
     
BARROS, D. L. P. de (1990). Teoria semiótica do texto. São Paulo, Ática (Série Fundamentos, 72).
BENVENISTE, E. (1976). Problemas de linguística geral. [Trad. de Maria da Gloria Novak e Luiza Neri do orig. francês: Problemes e linguistique générale]. São Paulo, Editora Nacional/EDUSP.
CÂMARA JR, J. M. (1970). Estrutura da língua portuguesa. Rio, Vozes.
CÂMARA JR., J. M. (1964). Princípios de linguística geral. Rio de Janeiro, Acadêmica.
CERVONI, J. (1989). A enunciação [Trad. de L. Garcia dos Santos]. São Paulo, Ática.
DISCINI, N. (2012). A comunicação nos textos. São Paulo, Ed. Contexto.
DUCROT, O. & TZEVETAN, T. (1982). Dicionário enciclopédico das ciências da linguagem. Publicações Dom Quixote.
FARACO, C. A. & G. de CASTRO. (s/d). Por uma teoria linguística que fundamente o ensino de língua materna (ou de como apenas um pouquinho de gramática nem sempre é bom) http://www.educaremrevista.ufpr.br/arquivos_15/faraco_castro.pdf.
FÁVERO, L. L. e KOCH, I. (1983). Linguística textual: introdução. São Paulo, Cortez.
FIORIN, J.L. (1989). Elementos de análise do discurso. São Paulo, Contexto/EDUSP.
FIORIN, J. L. (org) (2010). Introdução à Linguística: Objetos Teóricos. Ed. Contexto, São Paulo.
FIORIN, J. L. (org) (2010). Introdução à Linguística: Princípios de Análise. Ed. Contexto, São Paulo.
FIORIN, J. L. (2008) Em busca do sentido. São Paulo, Ed. Contexto.
GREIMAS, A. J. e COURTÉS, J. Dicionário de semiótica. São Paulo, Cultrix (s/d) (original francês de 1979).
ILARI, R. (s/d). Linguística e Ensino da Língua Portuguesa. http://www.museulinguaportuguesa.org.br/files/mlp/texto_3.pdf
LABOV, W. (2008). Padrões sociolinguísticos. [Trad. de Maria Marta Pereira Scherre, Marcos Bagno e Caroline Cardoso]. São Paulo, Parábola.
LYONS, J. (1979). Introdução à linguística teórica. São Paulo, Nacional/EDUSP.
LYONS, J. (1980). Semântica. São Paulo, Martins Fontes.
LYONS, J. (1982). Lingua(gem) e Linguística. [Trad. de Marilda Averburg Winckler et alii], Rio de Janeiro, Zahar.]
MAINGUENEAU, D. (1989). Novas tendências em análise do discurso. Campinas, Pontes.
CONSELHO DA EUROPA (2001). Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas - Aprendizagem, ensino, avaliação. Porto, Edições ASA, 2001.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO (1999). Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais – Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental – Língua Estrangeira. Brasília: Imprensa Oficial.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. 1999. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio – Língua Portuguesa. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica.
 

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