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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Lingüística
 
Disciplina: FLL0435 - Morfologia
Morphology

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Fornecer ao estudante o conhecimento dos fundamentos e dos mecanismos da descrição morfológica e morfossintática, capacitando-o a analisar diferentes sistemas e subsistemas linguísticos. Fornecer ao estudante a possibilidade de adquirir um conhecimento explícito sobre as propriedades e estruturas morfológicas das línguas naturais, apontando a proximidade entre tal conhecimento e a sua futura atuação em sala de aula.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3053989 - Ana Paula Scher
1464319 - Paulo Chagas de Souza
 
Programa Resumido
Estudo das variações formais que caracterizam os morfemas nas suas relações paradigmáticas e em relação com os processos fonológicos e sintáticos que as condicionam.
 
 
 
Programa
O conceito de Morfologia e sua interface com a Fonologia e a Sintaxe; O problema da identificação das unidades básicas da estrutura morfológica: natureza e relações entre unidades mórficas; Morfologia derivacional e morfologia flexional; Princípios, procedimentos e problemas da análise morfológica; Aplicação da análise morfológica e morfossintática a línguas indo-européias e não indo-européias.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalhos e provas.
Critério
Provas escritas e exercícios de análise de dados lingüísticos.
Norma de Recuperação
A atividade de recuperação será feita, em data a ser definida pelo professor, mediante trabalho ou prova escrita, também a critério do professor da disciplina. Para a aprovação, o aluno deverá obter nota maior ou igual a 5,0 (cinco) nessa atividade.
 
Bibliografia
     
BASILIO, M. Teoria lexical. São Paulo, Ática, 1987.
COMRIE, B. Language universals and linguistic typology: syntax and morphology. Chicago, University of Chicago Press, 1981.
CREISSELS, D. Description des langues négro-africaines et théorie syntaxique. Grenoble, ELLUG, 1991.
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MATTOSO CÂMARA Jr., J. Problemas de Llinguística descritiva. Petrópolis, Vozes, 1971.
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de PAULA. F. V.; L. C. MIRANDA; M. M. E. P. da MOTA & C. N. G. JUSTI (2009). Consciência morfológica do português do Brasil: relações com o desenvolvimento metalinguístico e a alfabetização. IX Congresso de Psicologia Escolar e Educacional.
PICKET, V. & ELSON, B. Introdução à morfologia e à sintaxe. Petrópolis, Vozes, 1973.
SANDMANN, A. J. Morfologia geral, São Paulo, Contexto, 1991.
WIESEMAN, V. & MATTOS, R. Metodologia da análise gramatical, Petrópolis, Vozes 1980.
CONSELHO DA EUROPA (2001). Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas - Aprendizagem, ensino, avaliação. Porto, Edições ASA, 2001.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO (1999). Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica.
• BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais – Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental – Língua Estrangeira. Brasília: Imprensa Oficial.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. 1999. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio – Língua Portuguesa. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica.
PERINI, Mário Alberto. 1996. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática.
SILVA, M. C. de Souza; KOCH, Ingedore Villaça.1989. Lingüística aplicada ao Português: Morfologia. São Paulo: Cortez.
 

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