Proporcionar uma iniciação aos estudos teóricos e às técnicas descritivas da semiótica, para abordagem da construção do sentido nos textos verbais ou não-verbais. A partir dos princípios linguísticos e metodológicos erigidos por F. de Saussure e L. Hjelmslev, a disciplina contempla o modelo de base formulado por A. J. Greimas, chegando às atuais formulações introduzidas pela chamada semiótica tensiva. Seus conteúdos estão voltados a subsidiar tanto à formação teórica do futuro pesquisador (mestres e doutores) quanto à formação profissional do futuro professor da Rede de Ensino Básico e Médio e Superior.
Exposição dos princípios gerais da teoria semiótica europeia no que se refere a uma gramática narrativa e discursiva que comanda, na forma de um percurso gerativo da significação, a construção do sentido nas várias linguagens humanas.
1. O campo da semiótica, suas fontes e seus pontos de vista teóricos 2. Os níveis da análise semiótica 3. Pré-condições da geração de sentido: a tensividade fórica 4. Problemas do nível fundamental 5. Sintaxe narrativa: enunciados, programas, percursos, esquema. 6. Semântica narrativa: ação, paixão, cognição 7. Sintaxe discursiva (atores, tempo, espaço) e Semântica discursiva (tematização e figurativização) 8. Questões do plano da expressão: textualizações com diferentes substâncias 9. Questões do plano da expressão: o ritmo (artes do espaço / artes do tempo) 10. Desenvolvimentos recentes na semiótica
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