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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Lingüística
 
Disciplina: FLL0439 - Pragmática
Pragmatics

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
O aluno deverá ser capaz de:
Desenvolver uma visão coerente dos principais referenciais teóricos em que se pauta a pragmática contemporânea. O aluno fará exercícios no sentido de (i) aplicar metodologias de análise pragmática aos enunciados linguísticos e aos discursos sociais, notadamente o pedagógico e (ii) Inserir tópicos de análise pragmática à didática de ensino de língua materna, ou estrangeira, em sala de aula.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5709941 - Marcelo Barra Ferreira
1304400 - Marcos Fernando Lopes
82913 - Maria Cristina Fernandes Salles Altman
 
Programa Resumido
Estudo dos princípios da análise pragmática, em que a língua é considerado em uso e a linguagem é vista como forma de ação.
 
 
 
Programa
Princípios da análise pragmática: 
Conceituação, problemas e interesses da Pragmática. 
As dimensões do sentido. 
Tópicos de análise pragmática: 
Categorias linguísticas da dêixis. 
Linguagem e ação. 
Máximas conversacionais. 
Implícitos e argumentação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalhos e provas.
Critério
Exercícios mensais e prova escrita.
Norma de Recuperação
A atividade de recuperação será feita, em data a ser definida pelo professor, mediante trabalho ou prova escrita, também a critério do professor da disciplina. Para a aprovação, o aluno deverá obter nota maior ou igual a 5,0 (cinco) nessa atividade.
 
Bibliografia
     
AUSTIN, J.L. (1970). Quand dire, c'est faire. [Trad. de Gilles Lane do orig. inglês: How to do things with words] Paris, Seuil. 
BATISTA, R. de O. & A. H. T. Guimarães. (2012). Linguagem, comunicação, ação. São Paulo: Avercamp.
BENVENISTE, E. (1976). Problemas de Linguística Geral. [Trad. de Maria da Gloria Novak e Luiza Neri do orig. francês: Problèmes de linguistique générale]. São Paulo, Nacional/EDUSP.
CENOZ, J.& J. F. VALENCIA (eds.). (1996). La competência pragmática: elementos linguísticos y psicosociales. Bilbao: Universidad del País Vasco.
DASCAL, M. (org.) (1982). Fundamentos metodológicos da Linguística. vol IV. Pragmática. Campinas, IEL/UNICAMP.
DUCROT, O. (1977). Princípios de Semântica Linguística: dizer e não dizer. [Trad. de Carlos Vogt e outros do orig. francês: Dire et ne pas dire 1972]. São Paulo, Cultrix.
HURFORD, J. R. & HEASLEY, B. (1983). Semantics: a coursebook. London, Cambridge University Press.
JOURNAL OF PRAGMATICS.
LAHUD, Michel (1979). A propósito da noção de dêixis. São Paulo, Ática
LEVINSON, S.C. (1983). Pragmatics. London, Cambridge University Press.
PARRET, H. (1983). Semiotics and Pragmatics. An evaluative comparison of conceptual frameworks. Amsterdam, John Benjamins. (1988) – Enunciação e Pragmática. [Trad. de Rodolfo Ilari e outros]. Campinas, UNICAMP.
POSSENTI, S. (1998). Os humores da Língua. Análises linguísticas de piadas. São Paulo: Mercado das Letras.
SEARLE, J. R. (1984). Os actos de fala: um ensaio de filosofia da linguagem. [Trad. coord. por Carlos Vogt do orig. inglês Speech acts. An essay in the Philosophy of Language]. Coimbra, Almedina.
CONSELHO DA EUROPA (2001). Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas - Aprendizagem, ensino, avaliação. Porto, Edições ASA, 2001.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO (1999). Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais – Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental – Língua Estrangeira. Brasília: Imprensa Oficial.
 

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