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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Lingüística
 
Disciplina: FLL0444 - Psicolingüística
Psycholinguistics

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
Levar o aluno a: (i) examinar o desenvolvimento da linguagem nos vários níveis de linguagem, como fonologia, morfologia, sintaxe e semântica;
(ii) analisar diferentes propostas teóricas e metodológicas para o estudo do desenvolvimento da linguagem.
(iii) compreender o que é a consciência fonológica, que afeta os processos de aquisição de linguagem oral e escrita, capacitando o futuro professor (de português ou de outras línguas) a identificar problemas relacionados a consciência fonológica em sala de aula.  
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5730741 - Elaine Bicudo Grolla
3178985 - Raquel Santana Santos
 
Programa Resumido
Estudo do problema da aquisição e do desenvolvimento da linguagem.
 
 
 
Programa
A Psicolingüística: objeto, campo e método. A aquisição da linguagem como um domínio da Psicolingüística. Principais teorias/abordagens da aquisição da linguagem. Questões de metodologia em aquisição de linguagem. O desenvolvimento da linguagem na criança.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trabalhos e provas.
Critério
O conteúdo ministrado será avaliado por meio de trabalhos.
Norma de Recuperação
A atividade de recuperação será feita, em data a ser definida pelo professor, mediante trabalho ou prova escrita, também a critério do professor da disciplina. Para a aprovação, o aluno deverá obter nota maior ou igual a 5,0 (cinco) nessa atividade.
 
Bibliografia
     
ALBANO, E. (1987) "O psicolinguista convertido". Cadernos de Estudos Linguísticos, nº 13. Campinas, IEL/UNICAMP, p. 41-8.
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VYGOTSKY, LEV et al. (1988), Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem, SP: Ícone/EDUSP.
 

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