O curso visa à introduzir problemáticas lingüísticas presentes no ambiente da escola, a saber, as percepções sobre língua, dialeto, gramática, diversidade e mudança lingüística, problematizando-as à luz das contribuições da disciplina da lingüística ao debate destes temas.
Discussão de temas como o preconceito lingüístico na escola e na sociedade em geral, a diferença entre a gramática descritiva e a normativa, as variantes diastráticas, diatópicas e diafásicas do português, a mudança lingüística, e o papel da lingüística na descrição e comparação dos diversos dialetos.
1. Gramática prescritiva e normativa: a língua falada e a língua escrita2. A variação lingüística e o valor social a ela atribuido3. A inevitabilidade da mudança lingüística4. O estudo da língua na escola: comparando o português padrão e os vários dialetos do português falado
ABAURRE, Maria Bernadete M. & Angela C. S. Rodrigues (org.). 2002. Gramática do Português Falado Vol.VIII. Novos Estudos Descritivos. Editora da UNICAMP. CASTILHO, Ataliba Teixeira (org.). 2002. Gramática do Português Falado Vol. I: A Ordem. Editora da UNICAMP.CASTILHO, Ataliba Teixeira (org.). 2002. Gramática do Português Falado Vol. III: As Abordagens. Editora da UNICAMP.CASTILHO, Ataliba Teixeira & Margarida Basílio (org.). 2002. Gramática do Português Falado Vol. IV: Estudos Descritivos. Editora da UNICAMP.ILARI, Rodolfo (org.) 2002. Gramática do Português Falado Vol. II: Níveis de Análise Lingüística. Editora da UNICAMP.KATO, Mary (org.). 2002. Gramática do Português Falado Vol. V: Convergências. Editora da UNICAMP. KOCH, Ingedore G. Villaça (org.). 2002. Gramática do Português Falado Vol. VI: Desenvolvimentos. Editora da UNICAMP. NEVES, Maria Helena de Moura (org.). 1999. Gramática do Português Falado Vol. VII: Novos Estudos. Humanitas e Editora da UNICAMP. 1999.POSSENTI, Sírio. 1996. Porque (Não) Ensinar Gramática na Escola. ALB: Mercado de Letras.