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Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Lingüística
 
Disciplina: FLL1009 - A Formação das Línguas Neolatinas
The Formation of the Romance Languages

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Levar o aluno a compreender os processos de mudança lingüística que deram origem às diferentes línguas e variedades neolatinas.
Introduzir o aluno na bibliografia especializada da lingüística românica e nas questões que focalizam o debate sobre a constituição das línguas no espaço latino.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
7301850 - Thomas Daniel Finbow
 
Programa Resumido
A disciplina visa estudar o processo de difusão do latim pelo território que ganhou a denominação de “România”, as mudanças relevantes ocorridas na formação da principais variedades faladas românicas e a influência do contato entre o latim e outras línguas. Trata-se de observar, principalmente a partir da Reforma Carolíngia nos séculos VIII e IX, uma série de mudanças no próprio latim, as quais estimularam a aparição de outras normas ortográficas inovadores que revelaram a presença de diferentes variedades românicas. Essas novas modalidades escritas deslocaram aos poucos a norma ortográfica latina  tradicional da função privilegiada que antes desempenhava nos diferentes domínios da România pós-imperial.
 
 
 
Programa
(1) A difusão do Império Romano, da romanização e o latim.
(2) As variedades do latim. O problema do “latim vulgar”: a “Teoria das Duas Normas” clássica e a “Tese da Heterogeneidade do latim oral” ou “Teoria do Monolingüismo Complexo” do latim oral pré-carolíngio.
(3) As principais mudanças lingüísticas ocorridas no latim falado (proto-romance) da România pós-imperial.
(4) Fonética e fonologia: vocalismo, acentuação, consonantismo.
(5) Morfologia: nomes, pronomes, verbos, advérbios, preposições, conjunções.
(6) Sintaxe: o sintagma e a oração, a concordância e a regência.
(7) Léxico: formação de palavras, mudança de significado.
(8) Influências externas na dialetalização do latim: substrato, substrato e adstrato.
(9) România ocidental e oriental.
(10) O papel da escrita na “invenção” das línguas neolatinas e do latim medieval.
(11) O contínuo românico e as línguas nacionais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Exposição de temas em sala de aula, prova e trabalho escrito.
Critério
Compreensão dos termos dos debates propostos e capacidade de explicação das mudanças lingüísticas que originaram a línguas românicas.
Norma de Recuperação
A atividade de recuperação será feita, em data a ser definida pelo professor, mediante trabalho ou prova escrita, também a critério do professor da disciplina. Para a aprovação, o aluno deverá obter nota maior ou igual a 5,0 (cinco) nessa atividade.
 
Bibliografia
     
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