Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Lingüística
 
Disciplina: FLL1011 - Aquisição de Sintaxe e Semântica
Acquisition of Syntax and Semantics

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
O presente curso tem por objetivo discutir diferentes propostas teóricas que pretendem dar conta do processo de aquisição da linguagem e a relação entre os diversos componentes da linguagem e seu desenvolvimento, à luz de dados - sintáticos e semânticos - de aquisição. Também serão discutidos a natureza do input que a criança recebe, a relação entre aquisição e maturação biológica e as diferentes metodologias atualmente utilizadas para obtenção de dados em aquisição.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5730741 - Elaine Bicudo Grolla
 
Programa Resumido
Discussão sobre a aquisição de fenômenos sintáticos e semânticos, tanto em português, como em outras línguas que se mostrarem relevantes.
 
 
 
Programa
1. Introdução: a perspectiva chomskiana sobre a aquisição da linguagem pela criança
2. Input lingüístico
3. Teoria de princípios e parâmetros e aquisição de sintaxe e semântica
4. Aquisição e maturação
5. Metodologias em aquisição da linguagem
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, exercícios de análise e discussão de textos.
Critério
Provas e/ou trabalho final de aproveitamento sobre tema a definir.
Norma de Recuperação
A atividade de recuperação será feita, em data a ser definida pelo professor, mediante trabalho ou prova escrita, também a critério do professor da disciplina. Para a aprovação, o aluno deverá obter nota maior ou igual a 5,0 (cinco) nessa atividade.
 
Bibliografia
     
Bloom, P. (1993). ‘Grammatical Continuity in Language Development: The Case of Subjectless Sentences.’ Linguistic Inquiry 24, 721-734. 
Bloom, P. (1990). ‘Subjectless Sentences in Child Language.’ Linguistic Inquiry 21, 491-504.
Borer, H., & Wexler, K. (1987). ‘The Maturation of Syntax.’ In T. Roeper, & E. Williams (eds.), Parameter Setting, 123-172. Dordrecht: D. Reidel.
Chomsky, N. (1959). A Review of B. F. Skinner's Verbal Behavior. Language 35, 26-58.
Chomsky, N. (1981). Lectures on Government and Binding. Dordrecht: Foris. [Cap. 1.]
Chomsky, N. (1965). Aspects of the Theory of Syntax. MIT Press. [Cap. 1.]
Crain, S. & Wexler, K. (1999). ‘Methodology in the Study of Language Acquisition: A Modular Approach.’ In W. Ritchie & T. Bhatia (eds.), Handbook of Language Acquisition, 387-425. San Diego: Academic Press.
Crain, S. e C. McKee (1985) “The acquisition of the structural restrictions on anaphora”. In S. Berman, J. Choe, e J. McDonough (eds.), Proceedings of NELS 16. Amherst, MA: GSLA: 94-110.
Crain, S. e D. Lillo-Martin (1999) An Introduction to Linguistic Theory and Language Acquisition. Oxford: Blackwell Publishers.
Crain, S. e R. Thornton (1998) Investigations in Universal Grammar: A Guide to Experiments in the Acquisition of Syntax and Semantics. Cambridge, MA: The MIT Press.
Crain, S. (1991). ‘Language Acquisition in the Absence of Experience.’ Behavioral and Brain Sciences 14, 597-650.
Felix, S. (1984) “Maturational aspects of Universal Grammar”. In: A. Davies, C. Cripper e A. Howatt (eds.) Interlanguage. Edinburgh: Edinburgh University Press.
Felix, S. (1992) “Language acquisition as a maturational process”. In: J. Weissenborn, H. Goodluck e T. Roeper (eds.) Theoretical issues in language acquisition: continuity and change in development. Hillsdale, New Jersey, Hove & London: LEA Publishers.
Gibson, E. e Wexler, K. (1994). ‘Triggers.’ Linguistic Inquiry 25, 407-454.
Guasti, M. T. (2002) Language Acquisition: a Linguistic Perspective. Cambridge, MA: MIT Press.
Hiramatsu, K. e D. Lillo-Martin (1998) “Children who Judge what they produce ungrammatical”. Proceedings of the 22nd Boston University Conference on Language Development: 337-347.
Hyams, N. e Wexler, K. (1993). ‘On the Grammatical Basis of Null Subjects in Child Language.’ Linguistic Inquiry 24, 421-459.
Hyams, N. (1986). Language Acquisition and the Theory of Parameters. Dordrecht: Kluwer. [Cap. 3.]
Hyams, N. (1994). ‘V2, Null Arguments, and COMP Projections.’ In T. Hoekstra & B. Schwartz (eds.), Language Acquisition Studies in Generative Grammar, 21-55.
Lasnik, H. (1989). ‘On Certain Substitutes for Negative Data.’ In R. Matthews & W. Demopoulos (eds.), Learnability and Linguistic Theory, 89-105. Dordrecht: Kluwer.
Lust, B. (1999) “Universal Grammar: The Strong Continuity Hypothesis in First Language Acquisition”. In T. Bhatia e W. Ritchie (eds.), Handbook of Language Acquisition. San Diego: Academic Press: 111-155.
Mac Whinney, B. (1991) The CHILDES Project: Computatioan Tools for Analyzing Talk. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.
Marcus, G. (1993). ‘Negative Evidence in Language Acquisition.’ Cognition 46, 53-85.
McDaniel, D., C. McKee e H. Cairns (1996) Methods for Assessing Children's Syntax. Cambridge, MA: MIT Press
Newport, E., Glietman, H. e Gleitman, L. (1977). ‘Mother, I'd Rather do it Myself: Some Effects and Non-Effects of Maternal Speech Style.’ In C. Snow & C. Ferguson (Eds.), Talking to Children: Language Input and Acquisition, 109-149. Cambridge University Press.
Radford, A. (1990). Syntactic Theory and the Acquisition of English Syntax. Oxford: Basil Blackwell. [Caps. 9, 10.]
Santos, R. S. (2002) ‘A aquisição da linguagem’. In Fiorin, J. (org.) Introdução à Lingüística I – Objetos teóricos, 211-226. Ed. Contexto.
Wexler, K. e Manzini, R. (1987). ‘Parameters and Learnability in Binding Theory.’ In T. Roeper & E. Williams (eds.), Parameter Setting, 41-76. Dordrecht: D. Reidel.
Wexler, K. (1999). ‘Maturation and Growth of Grammar.’ In W. Ritchie & T. Bhatia (eds.), Handbook of Language Acquisition, 55-109. San Diego: Academic Press.
Williams, E. (1987). ‘Introduction.’ In T. Roeper & E. Williams (eds.), Parameter Setting, vii-xix. Dordrecht: D. Reidel.
 

Clique para consultar os requisitos para FLL1011

Clique para consultar o oferecimento para FLL1011

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP