O presente curso tem por objetivo discutir diferentes propostas teóricas que pretendem dar conta do processo de aquisição da linguagem e a relação entre os diversos componentes da linguagem e seu desenvolvimento, à luz de dados - sintáticos e semânticos - de aquisição. Também serão discutidos a natureza do input que a criança recebe, a relação entre aquisição e maturação biológica e as diferentes metodologias atualmente utilizadas para obtenção de dados em aquisição.
Discussão sobre a aquisição de fenômenos sintáticos e semânticos, tanto em português, como em outras línguas que se mostrarem relevantes.
1. Introdução: a perspectiva chomskiana sobre a aquisição da linguagem pela criança2. Input lingüístico3. Teoria de princípios e parâmetros e aquisição de sintaxe e semântica4. Aquisição e maturação5. Metodologias em aquisição da linguagem
Bloom, P. (1993). ‘Grammatical Continuity in Language Development: The Case of Subjectless Sentences.’ Linguistic Inquiry 24, 721-734. Bloom, P. (1990). ‘Subjectless Sentences in Child Language.’ Linguistic Inquiry 21, 491-504. Borer, H., & Wexler, K. (1987). ‘The Maturation of Syntax.’ In T. Roeper, & E. Williams (eds.), Parameter Setting, 123-172. Dordrecht: D. Reidel. Chomsky, N. (1959). A Review of B. F. Skinner's Verbal Behavior. Language 35, 26-58. Chomsky, N. (1981). Lectures on Government and Binding. Dordrecht: Foris. [Cap. 1.] Chomsky, N. (1965). Aspects of the Theory of Syntax. MIT Press. [Cap. 1.] Crain, S. & Wexler, K. (1999). ‘Methodology in the Study of Language Acquisition: A Modular Approach.’ In W. Ritchie & T. Bhatia (eds.), Handbook of Language Acquisition, 387-425. San Diego: Academic Press. Crain, S. e C. McKee (1985) “The acquisition of the structural restrictions on anaphora”. In S. Berman, J. Choe, e J. McDonough (eds.), Proceedings of NELS 16. Amherst, MA: GSLA: 94-110. Crain, S. e D. Lillo-Martin (1999) An Introduction to Linguistic Theory and Language Acquisition. Oxford: Blackwell Publishers. Crain, S. e R. Thornton (1998) Investigations in Universal Grammar: A Guide to Experiments in the Acquisition of Syntax and Semantics. Cambridge, MA: The MIT Press.Crain, S. (1991). ‘Language Acquisition in the Absence of Experience.’ Behavioral and Brain Sciences 14, 597-650. Felix, S. (1984) “Maturational aspects of Universal Grammar”. In: A. Davies, C. Cripper e A. Howatt (eds.) Interlanguage. Edinburgh: Edinburgh University Press. Felix, S. (1992) “Language acquisition as a maturational process”. In: J. Weissenborn, H. Goodluck e T. Roeper (eds.) Theoretical issues in language acquisition: continuity and change in development. Hillsdale, New Jersey, Hove & London: LEA Publishers.Gibson, E. e Wexler, K. (1994). ‘Triggers.’ Linguistic Inquiry 25, 407-454. Guasti, M. T. (2002) Language Acquisition: a Linguistic Perspective. Cambridge, MA: MIT Press.Hiramatsu, K. e D. Lillo-Martin (1998) “Children who Judge what they produce ungrammatical”. Proceedings of the 22nd Boston University Conference on Language Development: 337-347.Hyams, N. e Wexler, K. (1993). ‘On the Grammatical Basis of Null Subjects in Child Language.’ Linguistic Inquiry 24, 421-459. Hyams, N. (1986). Language Acquisition and the Theory of Parameters. Dordrecht: Kluwer. [Cap. 3.] Hyams, N. (1994). ‘V2, Null Arguments, and COMP Projections.’ In T. Hoekstra & B. Schwartz (eds.), Language Acquisition Studies in Generative Grammar, 21-55. Lasnik, H. (1989). ‘On Certain Substitutes for Negative Data.’ In R. Matthews & W. Demopoulos (eds.), Learnability and Linguistic Theory, 89-105. Dordrecht: Kluwer. Lust, B. (1999) “Universal Grammar: The Strong Continuity Hypothesis in First Language Acquisition”. In T. Bhatia e W. Ritchie (eds.), Handbook of Language Acquisition. San Diego: Academic Press: 111-155.Mac Whinney, B. (1991) The CHILDES Project: Computatioan Tools for Analyzing Talk. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates. Marcus, G. (1993). ‘Negative Evidence in Language Acquisition.’ Cognition 46, 53-85. McDaniel, D., C. McKee e H. Cairns (1996) Methods for Assessing Children's Syntax. Cambridge, MA: MIT PressNewport, E., Glietman, H. e Gleitman, L. (1977). ‘Mother, I'd Rather do it Myself: Some Effects and Non-Effects of Maternal Speech Style.’ In C. Snow & C. Ferguson (Eds.), Talking to Children: Language Input and Acquisition, 109-149. Cambridge University Press. Radford, A. (1990). Syntactic Theory and the Acquisition of English Syntax. Oxford: Basil Blackwell. [Caps. 9, 10.] Santos, R. S. (2002) ‘A aquisição da linguagem’. In Fiorin, J. (org.) Introdução à Lingüística I – Objetos teóricos, 211-226. Ed. Contexto.Wexler, K. e Manzini, R. (1987). ‘Parameters and Learnability in Binding Theory.’ In T. Roeper & E. Williams (eds.), Parameter Setting, 41-76. Dordrecht: D. Reidel. Wexler, K. (1999). ‘Maturation and Growth of Grammar.’ In W. Ritchie & T. Bhatia (eds.), Handbook of Language Acquisition, 55-109. San Diego: Academic Press. Williams, E. (1987). ‘Introduction.’ In T. Roeper & E. Williams (eds.), Parameter Setting, vii-xix. Dordrecht: D. Reidel.