A disciplina tem como objetivo apresentar aos alunos de licenciatura os aspectos fundamentais relacionados à comunidade surda, dando condições e direcionamento para o aprofundamento dos conteúdos relacionados à Língua de Sinais Brasileira e os aspectos educacionais e sociais que a envolvem.
A Língua de Sinais Brasileira, sua estrutura e as implicações sociais e educacionais para a comunidade surda.
1. Alinhamento conceitual e revisão histórica1.1. Histórico da surdez através dos tempos – dos primórdios da Civilização à Educação Oralista1.2. Histórico da Surdez através dos tempos – a introdução da Língua de Sinais e a Educação Bilíngüe1.3. Modelos de Abordagem das Deficiências1.4. Linguagem, Língua, Sinalização e Cognição2. Os estudos lingüísticos das línguas de sinais2.1. Avaliação de Linguagem2.2. Aquisição de Linguagem de Crianças Surdas2.3. Estudos descritivos da Língua de Sinais Brasileira2.3.1. Fonologia2.3.2. Morfologia2.3.3. Vocabulário da Língua de Sinais Brasileira2.3.4. Sintaxe2.4. Estudos experimentais das línguas de sinais2.4.1. Cognição2.4.2. Fluência de sinalização2.4.3. Distúrbios de linguagem expressos nas línguas de sinais3. Língua de Sinais Brasileira e Educação de surdos3.1. Oralismo3.2. Comunicação Total3.3. Bilingüismo3.4. O processo de interpretação entre línguas orais e de sinais
BRITO, L.F. Por uma Gramática de Língua de Sinais. Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro. 1995.FERNANDES, E. Linguagem e Surdez. ArtMed. Porto Alegre. 2003.QUADROS, RM. Educação de Surdos: Aquisição da Linguagem. Artes Médicas. Porto Alegre. 1997.QUADROS, RM, KARNOPP, LB. Língua de Sinais Brasileira – Estudos Lingüísticos. ArtMed. Porto Alegre. 2004.MOURA, M.C. O Surdo: caminhos para uma nova identidade, Rio de Janeiro, Revinter, 2000.SCLIAR, C. A Surdez: um olhar sobre as diferenças, Porto Alegre, Mediação, 1998.