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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Lingüística
 
Disciplina: FLL1014 - Língua de Sinais Brasileira: Educação, Comunicação e Cultura
Brazilian Sign Language (LIBRAS): Education, Communication and Culture

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2010 Desativação:

Objetivos
A disciplina tem o objetivo de propiciar ao aluno uma visão abrangente sobre os estudos lingüísticos da Língua de Sinais Brasileira e da comunidade surda, assim como os aspectos sociais, educacionais e políticos que envolvem esta comunidade pelo uso de uma língua viso-espacial.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2982240 - Felipe Venâncio Barbosa
 
Programa Resumido
Os aspectos fundamentais da comunidade surda e da Língua de Sinais Brasileira.
 
 
 
Programa
1. Histórico da comunidade surda e da língua de sinais
2. Modelos de Abordagem das Deficiências
3. Processamento de Linguagem e Língua de Sinais
4. Lingüística das línguas de sinais
4.1. Fonologia
4.2. Morfologia
4.3. Vocabulário da Língua de Sinais Brasileira
4.4. Sintaxe
4.5. Estudos experimentais das línguas de sinais

5. A Educação de surdos no Brasil e no mundo
6. A interpretação em língua de sinais

7. Aquisição da Segunda Língua
7.1. Aquisição da língua oral
7.2. Aquisição de Leitura e Escrita da língua oral
7.3. A escrita da língua de sinais

8. Aspectos políticos e sociais da comunidade surda
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas ministradas na modalidade expositiva dialogada, apresentação de seminários com discussão do tema apresentado pela turma com moderação do professor e estudos de casos.
Critério
A avaliação dos alunos da disciplina será composta por três notas:
1. Seminário: nota máxima – 10,00 (peso 1)
2. Elaboração de trabalho individual: nota máxima – 10,00 (peso 1)
3. Prova final: nota máxima – 10,00 (peso 1)
As pontuações obtidas pelo aluno nas três atividades serão somadas e o resultado divido por três, obtendo-se a média final na disciplina.
Norma de Recuperação
De acordo com as nomas vigentes
 
Bibliografia
     
LICHTIG, I. (org) Programa de Intervenção Fonoaudiológica com Famílias de Crianças Surdas (PIFFCS). Carapicuíba. Pró Fono Editora, 2004.

LACERDA, C.B.F.; NAKAMURA, H. & LIMA, M.C. (orgs) Fonoaudiologia: surdez e Abordagem Bilíngüe, São Paulo, Plexus, 2000.

BRITO, L.F. Por uma Gramática de Língua de Sinais. Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro. 1995.
FERNANDES, E. Linguagem e Surdez. ArtMed. Porto Alegre. 2003.
QUADROS, RM. Educação de Surdos: Aquisição da Linguagem. Artes Médicas. Porto Alegre. 1997.
QUADROS, RM, KARNOPP, LB. Língua de Sinais Brasileira – Estudos Lingüísticos. ArtMed. Porto Alegre. 2004.
MOURA, M.C. O Surdo: caminhos para uma nova identidade, Rio de Janeiro, Revinter, 2000.

SCLIAR, C. A Surdez: um olhar sobre as diferenças, Porto Alegre, Mediação, 1998.
 

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