A disciplina tem o objetivo de propiciar ao aluno uma visão abrangente sobre os estudos lingüísticos da Língua de Sinais Brasileira e da comunidade surda, assim como os aspectos sociais, educacionais e políticos que envolvem esta comunidade pelo uso de uma língua viso-espacial.
Os aspectos fundamentais da comunidade surda e da Língua de Sinais Brasileira.
1. Histórico da comunidade surda e da língua de sinais2. Modelos de Abordagem das Deficiências3. Processamento de Linguagem e Língua de Sinais4. Lingüística das línguas de sinais4.1. Fonologia4.2. Morfologia4.3. Vocabulário da Língua de Sinais Brasileira4.4. Sintaxe4.5. Estudos experimentais das línguas de sinais5. A Educação de surdos no Brasil e no mundo6. A interpretação em língua de sinais7. Aquisição da Segunda Língua7.1. Aquisição da língua oral7.2. Aquisição de Leitura e Escrita da língua oral7.3. A escrita da língua de sinais8. Aspectos políticos e sociais da comunidade surda
LICHTIG, I. (org) Programa de Intervenção Fonoaudiológica com Famílias de Crianças Surdas (PIFFCS). Carapicuíba. Pró Fono Editora, 2004.LACERDA, C.B.F.; NAKAMURA, H. & LIMA, M.C. (orgs) Fonoaudiologia: surdez e Abordagem Bilíngüe, São Paulo, Plexus, 2000.BRITO, L.F. Por uma Gramática de Língua de Sinais. Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro. 1995.FERNANDES, E. Linguagem e Surdez. ArtMed. Porto Alegre. 2003.QUADROS, RM. Educação de Surdos: Aquisição da Linguagem. Artes Médicas. Porto Alegre. 1997.QUADROS, RM, KARNOPP, LB. Língua de Sinais Brasileira – Estudos Lingüísticos. ArtMed. Porto Alegre. 2004.MOURA, M.C. O Surdo: caminhos para uma nova identidade, Rio de Janeiro, Revinter, 2000.SCLIAR, C. A Surdez: um olhar sobre as diferenças, Porto Alegre, Mediação, 1998.