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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Lingüística
 
Disciplina: FLL1015 - Aspectos Fundamentais da Língua de Sinais Brasileira
Foundations of Brazilian Sign Language.

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação: 14/07/2025

Objetivos
A disciplina tem como objetivo apresentar os aspectos fundamentais da Língua de Sinais Brasileira. Neste ensejo, serão relacionados temas sobre a comunidade surda e as questões sociais e educacionais que a envolvem. Com a apresentação dos conteúdos pretende-se promover condições e direcionamento para que os alunos se aprofundem na temática.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2982240 - Felipe Venâncio Barbosa
 
Programa Resumido
A Língua de Sinais Brasileira, sua estrutura e as implicações sociais e educacionais para a comunidade surda. 
 
 
 
Programa
1.	Alinhamento conceitual e revisão histórica
1.1. Histórico da surdez através dos tempos – dos primórdios da Civilização à Educação Oralista
1.2. Histórico da Surdez através dos tempos – a introdução da Língua de Sinais e a Educação Bilíngüe
1.3. Modelos de Abordagem das Deficiências
1.4. Linguagem, Língua, Sinalização e Cognição

2. Os estudos lingüísticos das línguas de sinais
2.1. Avaliação de Linguagem
2.2. Aquisição de Linguagem de Crianças Surdas
2.3. Estudos descritivos da Língua de Sinais Brasileira
2.3.1. Fonologia
2.3.2. Morfologia
2.3.3. Vocabulário da Língua de Sinais Brasileira
2.3.4. Sintaxe
2.4. Estudos experimentais das línguas de sinais
2.4.1. Cognição
2.4.2. Fluência de sinalização
2.4.3. Distúrbios de linguagem expressos nas línguas de sinais

3. Aquisição da Segunda Língua
3.1. Aquisição da língua oral
3.2. Aquisição de Leitura e Escrita da língua oral
3.3. A escrita da língua de sinais

4. Língua de Sinais Brasileira e Educação de surdos
4.1. Oralismo
4.2. Comunicação Total
4.3. Bilingüismo
4.4. O processo de interpretação entre línguas orais e de sinais


5. Surdez e Sociedade
5.1. Cultura e identidade surda
5.2. Inclusão social
5.3. Políticas relacionadas à surdez e à língua de sinais
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas ministradas na modalidade expositiva dialogada, leitura e discussão de textos, exercícios práticos e apresentação de seminários.
Critério
A avaliação dos alunos da disciplina será composta por três notas:
1. Seminário: nota máxima – 10,00 (peso 1)
2. Elaboração de trabalho individual: nota máxima – 10,00 (peso 1)
3. Prova final: nota máxima – 10,00 (peso 1)
As pontuações obtidas pelo aluno nas três atividades serão somadas e o resultado divido por três, obtendo-se a média final na disciplina.
Norma de Recuperação
O aluno que tiver média final entre 3,0 e 4,9 (considerando os 70% de freqüência mínima obrigatória), terá direito a uma outra avaliação, que poderá ser: prova e/ou trabalho.
 
Bibliografia
     
BRITO, L.F. Por uma Gramática de Língua de Sinais. Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro. 1995.
FERNANDES, E. Linguagem e Surdez. ArtMed. Porto Alegre. 2003.
LACERDA, C.B.F.; NAKAMURA, H. & LIMA, M.C. (orgs) Fonoaudiologia: surdez e Abordagem Bilíngüe, São Paulo, Plexus, 2000.

QUADROS, RM. Educação de Surdos: Aquisição da Linguagem. Artes Médicas. Porto Alegre. 1997.
QUADROS, RM, KARNOPP, LB. Língua de Sinais Brasileira – Estudos Lingüísticos. ArtMed. Porto Alegre. 2004.
MOURA, M.C. O Surdo: caminhos para uma nova identidade, Rio de Janeiro, Revinter, 2000.

SCLIAR, C. A Surdez: um olhar sobre as diferenças, Porto Alegre, Mediação, 1998.
 

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