A disciplina tem como objetivo apresentar os aspectos fundamentais da Língua de Sinais Brasileira. Neste ensejo, serão relacionados temas sobre a comunidade surda e as questões sociais e educacionais que a envolvem. Com a apresentação dos conteúdos pretende-se promover condições e direcionamento para que os alunos se aprofundem na temática.
A Língua de Sinais Brasileira, sua estrutura e as implicações sociais e educacionais para a comunidade surda.
1. Alinhamento conceitual e revisão histórica1.1. Histórico da surdez através dos tempos – dos primórdios da Civilização à Educação Oralista1.2. Histórico da Surdez através dos tempos – a introdução da Língua de Sinais e a Educação Bilíngüe1.3. Modelos de Abordagem das Deficiências1.4. Linguagem, Língua, Sinalização e Cognição2. Os estudos lingüísticos das línguas de sinais2.1. Avaliação de Linguagem2.2. Aquisição de Linguagem de Crianças Surdas2.3. Estudos descritivos da Língua de Sinais Brasileira2.3.1. Fonologia2.3.2. Morfologia2.3.3. Vocabulário da Língua de Sinais Brasileira2.3.4. Sintaxe2.4. Estudos experimentais das línguas de sinais2.4.1. Cognição2.4.2. Fluência de sinalização2.4.3. Distúrbios de linguagem expressos nas línguas de sinais3. Aquisição da Segunda Língua3.1. Aquisição da língua oral3.2. Aquisição de Leitura e Escrita da língua oral3.3. A escrita da língua de sinais4. Língua de Sinais Brasileira e Educação de surdos4.1. Oralismo4.2. Comunicação Total4.3. Bilingüismo4.4. O processo de interpretação entre línguas orais e de sinais5. Surdez e Sociedade5.1. Cultura e identidade surda5.2. Inclusão social5.3. Políticas relacionadas à surdez e à língua de sinais
BRITO, L.F. Por uma Gramática de Língua de Sinais. Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro. 1995.FERNANDES, E. Linguagem e Surdez. ArtMed. Porto Alegre. 2003.LACERDA, C.B.F.; NAKAMURA, H. & LIMA, M.C. (orgs) Fonoaudiologia: surdez e Abordagem Bilíngüe, São Paulo, Plexus, 2000.QUADROS, RM. Educação de Surdos: Aquisição da Linguagem. Artes Médicas. Porto Alegre. 1997.QUADROS, RM, KARNOPP, LB. Língua de Sinais Brasileira – Estudos Lingüísticos. ArtMed. Porto Alegre. 2004.MOURA, M.C. O Surdo: caminhos para uma nova identidade, Rio de Janeiro, Revinter, 2000.SCLIAR, C. A Surdez: um olhar sobre as diferenças, Porto Alegre, Mediação, 1998.