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Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Lingüística
 
Disciplina: FLL1019 - Teoria Semiótica I: Introdução Geral
Semiotic Theory 1: General Introduction

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Apresentar a teoria semiótica em suas hipóteses gerais como estudo científico da construção da significação nas várias práticas humanas significantes, isto é, nas várias linguagens. Apresentar a evolução de seus estudos e o ultrapassamento de seus modelos narrativos canônicos iniciais perante as novas formas de produção e circulação de sentido nas linguagens das mídias, novas e tradicionais, da comunicação, da produção literária e artística em geral.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
411781 - Antonio Vicente Seraphim Pietroforte
799905 - Ivã Carlos Lopes
54331 - Luiz Augusto de Moraes Tatit
2380520 - Norma Discini de Campos
1862115 - Waldir Beividas
 
Programa Resumido
Ensino das bases fundamentais da Teoria Semiótica, o contexto de seu nascimento, suas hipóteses de base e sua metodologia de análise dos diferentes tipos de sistemas de significação, isto é, das várias linguagens de comunicação.
 
 
 
Programa
I – Apresentar as bases epistemológicas da Teoria Semiótica da Escola de Paris derivadas (a) da linguística de Ferdinand de Saussure, de Luis Hjelmslev e de Lucien Tesnière, (b) da fonologia de Roman Jakobson, (c) da antropologia de Claude Lévi-Strauss e (d) dos estudos do folclorista Vladimir Propp. 

II – Apresentar a ideia central do Percurso gerativo do sentido (Níveis fundamental, semionarrativo e discursivo)

III - Apresentar sua metodologia de análise descritiva da construção do sentido nas várias práticas humanas de significação: da linguagem verbal às linguagens não verbais, linguagens midiáticas (cinema, televisão, jornais, internet etc).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Estão previstos três grandes tipos de atividades: aulas expositivas sobre os modelos teóricos e descritivos, seminários de aplicação dos conhecimentos adquiridos e discussão de textos em sala de aula.
Critério
Provas escritas, seminários, trabalhos de aproveitamento.
Norma de Recuperação
A atividade de recuperação será feita, em data a ser definida pelo professor, mediante trabalho ou prova escrita, também a critério do professor da disciplina. Para a aprovação, o aluno deverá obter nota maior ou igual a 5,0 (cinco) nessa atividade.
 
Bibliografia
     
BARROS, D.L.P. (2000) Teoria do discurso - fundamentos semióticos. 2ª ed., São Paulo, Humanitas.
BARROS, D.L.P. (2003) "Estudos do discurso" in: FIORIN, J. L. (ORG) Introdução à linguística II, São Paulo, Contexto.
BERTRAND, D. (2003a) Caminhos da semiótica literária. Trad. Grupo CASA. Bauru, Edusc.
BERTRAND, D. (2003b) "Narratividade e discursividade: pontos de referência e problemáticas". Significação - Revista Brasileira de Semiótica, 19.
FLOCH, J-M. (2001) "Alguns conceitos fundamentais em semiótica geral". Documentos de Estudo do CPS, 1. São Paulo, CPS/PUC-SP.
FIORIN, J. L. (2005) Elementos de Análise do Discurso. 13ª. ed. rev. amp. e at. São Paulo, Editora Contexto.
FONTANILLE, J. & ZILBERBERG, C. (2001) Tensão e significação, São Paulo, Humanitas / Discurso Editorial.
GREIMAS, A.J. & COURTÉS, J. (s.d.) Dicionário de semiótica. Trad. A. Dias Lima et al. São Paulo, Cultrix.
HÉNAULT, A. (1992) Historie de la sémiotique, Paris, PUF.
HJELMSLEV, L. (1975) Prolegômenos a uma teoria da linguagem. São Paulo, Perspectiva.
SAUSSURE, F. de (2002) Ecrits de linguistique générale. Paris: Gallimard.
TATIT, L. (2001) "Abordagem do texto" in: FIORIN, J. L. (ORG). Introdução à linguística I, São Paulo, Contexto.
ZILBERBERG, Cl. (2006) Razão e Poética do Sentido. São Paulo: Edusp.
 

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