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Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Lingüística
 
Disciplina: FLL1020 - Teoria Semiótica II. Tendências Atuais
Semiotic Theory II: Present Trends

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Apresentação breve da teoria semiótica em suas hipóteses gerais como estudo científico da construção da significação nas várias práticas humanas significantes, isto é, nas várias linguagens. Apresentação extensa da evolução de seus modelos teórico-descritivos e as hipóteses de estudos recentes sob novas hipóteses e novos campos de pesquisa.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
411781 - Antonio Vicente Seraphim Pietroforte
799905 - Ivã Carlos Lopes
54331 - Luiz Augusto de Moraes Tatit
2380520 - Norma Discini de Campos
1862115 - Waldir Beividas
 
Programa Resumido
Ensino das bases teóricas da Semiótica, a evolução de seus modelos nas últimas décadas do século passado e o painel das novas tendências de estudos e metodologias descritivas das novas formas de linguagem imperantes no mundo atual.
 
 
 
Programa
I – Apresentação breve das bases epistemológicas da Teoria Semiótica derivadas (i) da linguística de Ferdinand de Saussure, de Louis Hjelmslev e de Lucien Tesnière, (ii) da fonologia de Roman Jakobson, (iii) da antropologia de Claude Lévi-Strauss e (iv) dos estudos do folclorista Vladimir Propp na constituição de sua metodologia de análise descritiva da construção do sentido nas várias práticas humanas de significação: da linguagem verbal às linguagens não verbais; 

II – Apresentação extensa sobre o painel geral de sua expansão teórica, nos modelos recentes em estudos: (i) aquém do percurso gerativo da significação; (ii) além do percurso gerativo da significação; (iii) sobre contextos, interações e práticas significantes; (iv) sobre interfaces disciplinares da Teoria Semiótica.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Estão previstos três grandes tipos de atividades: aulas expositivas sobre os modelos teóricos e descritivos, seminários de aplicação dos conhecimentos adquiridos e discussão de textos em sala de aula.
Critério
Provas escritas, seminários, trabalhos de aproveitamento
Norma de Recuperação
A atividade de recuperação será feita, em data a ser definida pelo professor, mediante trabalho ou prova escrita, também a critério do professor da disciplina. Para a aprovação, o aluno deverá obter nota maior ou igual a 5,0 (cinco) nessa atividade.
 
Bibliografia
     
BARROS, D.L.P. (2000) Teoria do discurso - fundamentos semióticos. 2ª ed., São Paulo, Humanitas.
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BEIVIDAS, W. (2009) Inconsciente & Sentido. Ensaios de interface: psicanálise, linguística, semiótica. São Paulo: Annablume
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COQUET, J. C. (2007) Phusis et Logos, Une phénomenologie du Langage, Presses Universitaires de Vincennes,
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FONTANILLE, J. (1998) Sémiotique du discours. Limoges: PULim.
FONTANILLE, J. (2004) Soma & Séma. Figures du corps. Paris : Maisonneuve & Larose.
GREIMAS, A. J. & FONTANILLE, J. (1993) Semiótica das paixões. Trad. M. José Coracini. São Paulo, Ática.
GREIMAS, A.J. & COURTÉS, J. (s.d.) Dicionário de semiótica. Trad. A. Dias Lima et al. São Paulo, Cultrix.
HÉNAULT, A. (1992) Historie de la sémiotique, Paris, PUF.
LANDOWSKI, E. (2004) Passions sans nom. Paris : Puf.
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SAUSSURE, F. de (2002) Ecrits de linguistique générale. Paris: Gallimard.
TATIT, L. (2001) "Abordagem do texto" in: Introdução à lingüística I, São Paulo, Contexto.
TATIT, L. (2001) Análise semiótica através das letras, São Paulo, Ateliê Editorial.
ZILBERBERG, C. (2006) Eléments de grammaire tensive. Limoges : Pulim.
ZILBERBERG, Cl. (2006) Razão e Poética do Sentido. São Paulo: Edusp.
 

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