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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Lingüística
 
Disciplina: FLL1023 - Linguística para Fonoaudiologia
Linguistics for Speech Therapy

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2018 Desativação:

Objetivos
Introduzir o aluno de Fonoaudiologia ao estudo científico das línguas naturais; levar o aluno a entender e a operar com alguns conceitos básicos presentes nos diferentes níveis de descrição linguística. Fornecer ao estudante a possibilidade de adquirir um conhecimento explícito sobre as propriedades estruturais das línguas naturais. Discutir a proximidade entre tal conhecimento e a ação do futuro professor em sala de aula.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
53987 - Ana Lucia de Paula Muller
3053989 - Ana Paula Scher
411781 - Antonio Vicente Seraphim Pietroforte
4866574 - Beatriz Raposo de Medeiros
5730741 - Elaine Bicudo Grolla
2696571 - Esmeralda Vailati Negrão
637779 - Evani de Carvalho Viotti
2982240 - Felipe Venâncio Barbosa
799905 - Ivã Carlos Lopes
3792618 - Jairo Morais Nunes
4867450 - Luciana Raccanello Storto
1286996 - Marcello Modesto dos Santos
5709941 - Marcelo Barra Ferreira
1304400 - Marcos Fernando Lopes
63495 - Margarida Maria Taddoni Petter
82913 - Maria Cristina Fernandes Salles Altman
2380520 - Norma Discini de Campos
1238212 - Olga Ferreira Coelho Sansone
1464319 - Paulo Chagas de Souza
3178985 - Raquel Santana Santos
1891942 - Ronald Beline Mendes
7301850 - Thomas Daniel Finbow
1862115 - Waldir Beividas
 
Programa Resumido
Introdução ao estudo científico das línguas humanas em seus diversos níveis de análise através de conceitos e ferramentas da linguística moderna.
 
 
 
Programa
i) O Estudo da Linguagem: pontos de vista normativo, descritivo e explicativo;
ii) Os níveis de descrição linguística;
iii) Elementos de Fonética;
iv) Elementos de Fonologia;
v) Elementos de Morfologia;
vi) Elementos de Sintaxe;
vii) Elementos de Semântica
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, exercícios de análise, discussão de textos, seminários.
Critério
Capacidade de operar com os diversos conceitos estudados, avaliada por meio de provas e/ou seminários, exercícios, trabalhos..
Norma de Recuperação
A atividade de recuperação será feita, em data a ser definida pelo professor, mediante trabalho ou prova escrita, também a critério do professor da disciplina. Para a aprovação, o aluno deverá obter nota maior ou igual a 5,0 (cinco) nessa atividade.
 
Bibliografia
     
CANÇADO, M. (2012). Manual de Semântica, São Paulo, Contexto. 
CHOMSKY, N. (1988). language and Problems of Knowledge. The Managua Lectures. Cambridge, MIT Pres.
CRISTÓFARO, T. (2007). Fonética e Fonologia do Português, São Paulo, Contexto.
FIORIN, J. L. (org.) (2003). Introdução à Linguística, vols I e II. São Paulo, Contexto.

SAUSSURE, F. de (1970). Curso de Linguística Geral. São Paulo, Cultrix.
CONSELHO DA EUROPA (2001). Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas - Aprendizagem, ensino, avaliação. Porto, Edições ASA, 2001.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO (1999). Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais – Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental – Língua Estrangeira. Brasília: Imprensa Oficial.
 

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