A leitura criteriosa do amplo legado teórico constitutivo das Humanidades, em particular das Ciências da Linguagem, é uma habilidade necessária para a escrita de textos acadêmicos e parte essencial da formação do aluno dessas áreas. O desenvolvimento das atividade de leitura e escrita acadêmicas exigem treino constante. O objetivo desta disciplina é desenvolver, de modo sistemático e progressivo, técnicas de leitura e escrita voltadas à formação na área de Linguística.
O curso almeja oferecer de modo sistemático e progressivo técnicas de leitura e escrita voltadas para a formação na área da Linguística. Os textos a serem lidos e trabalhados serão definidos a cada semestre em que a disciplina for oferecida em função do(s) tópico(s) escolhido(s) para a discussão.
1. O papel formador do estudo das técnicas de leitura e escrita acadêmicas 2. Especificidade dos textos acadêmicos 3. Técnicas básicas para leitura e fixação conceitual: - Características, função e limites do resumo - Características, função e limites do fichamento 4. Modelos de fichamento simples e fichamento expandido 5. Consciência textual e gramatical 6. Modelo de dissertação com base em problemas conceituais específicos dos textos 7. A reconstrução e avaliação da argumentação dos textos
A disciplina não possui bibliografia por conta da especificidade do tema proposto, que almeja explicitar e treinar os recursos metodológicos mínimos de leitura e escrita necessários para acompanhar de modo produtivo os cursos oferecidos em nossa grade curricular.