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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Lingüística
 
Disciplina: FLL1029 - Semântica & Ensino
Semantics at School

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2022 Desativação:

Objetivos
O curso enfoca o papel da gramática e, em particular, da semântica gramatical no ensino de língua portuguesa para a Educação Básica. Seu objetivo geral é traduzir os conhecimentos mais atuais sobre a semântica da língua portuguesa ao ensino de gramática na escola. Mais especificamente, pretendemos: 
(i)	Analisar os documentos oficiais em relação ao conteúdo proposto para o item ‘Análise Linguística e Semiótica’.
(ii)	Analisar as gramáticas escolares e os livros didáticos em relação ao desenvolvimento das habilidades gramaticais elencadas pelos documentos normativos de ensino de língua portuguesa – e.g. o conhecimento das classes de palavras (substantivos, verbos, adjetivos, advérbios, ...) e flexões (número, gênero, pessoa, tempo, ...).
(iii)	Enfocar criticamente o ensino da semântica gramatical nos documentos normativos e nos materiais didáticos. 
(iv)	Delimitar que conteúdos acadêmicos já produzidos sobre a semântica do português podem e devem ser incorporados à Educação Básica para que o ensino dessas habilidades se torne mais atual, mais científico e, consequentemente, mais interessante e produtivo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
53987 - Ana Lucia de Paula Muller
 
Programa Resumido
A Semântica Gramatical e sua contribuição à aprendizagem de língua portuguesa no nível do Ensino Fundamental.
 
 
 
Programa
1.	A BNCC e o ensino de língua portuguesa.
2.	A linguística e o ensino de língua portuguesa.
3.	A presença da gramática e, em particular, da semântica gramatical no ensino fundamental e médio.
4.	A presença da gramática e, em particular, da semântica gramatical nos livros didáticos. 
5.	A semântica das categorias lexicais – substantivos, verbos, adjetivos e advérbios.
6.	Contribuições possíveis da semântica gramatical ao ensino das categorias lexicais – o papel semântico dos
substantivos, dos adjetivos, dos verbos e dos advérbios.
7.	A semântica das categorias funcionais – tempo, aspecto, modo, gênero, pessoa, número, determinantes e
conjunções.
8.	Contribuições possíveis da semântica gramatical ao ensino das categorias funcionais – o papel semântico das flexões de tempo, aspecto, modo, gênero, pessoa, número, dos determinantes e das conjunções.
 
 
 
Avaliação
     
Método
1. aulas teóricas; 2. discussão de textos; 3. discussão de casos; 4. atividades práticas; 5. análise de dados.
Critério
Exercícios, atividades e prova final.
Norma de Recuperação
A atividade de recuperação será feita, em data a ser definida pelo professor, mediante trabalho ou prova escrita, também a critério do professor da disciplina. Para a aprovação, o aluno deverá obter nota maior ou igual a 5,0 (cinco) nessa atividade.
 
Bibliografia
     
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VIEIRA, Silvia Rodrigues e BRANDÃO, Silvia Figueiredo. Ensino de gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2016.
 

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