O curso enfoca o papel da gramática e, em particular, da semântica gramatical no ensino de língua portuguesa para a Educação Básica. Seu objetivo geral é traduzir os conhecimentos mais atuais sobre a semântica da língua portuguesa ao ensino de gramática na escola. Mais especificamente, pretendemos: (i) Analisar os documentos oficiais em relação ao conteúdo proposto para o item ‘Análise Linguística e Semiótica’. (ii) Analisar as gramáticas escolares e os livros didáticos em relação ao desenvolvimento das habilidades gramaticais elencadas pelos documentos normativos de ensino de língua portuguesa – e.g. o conhecimento das classes de palavras (substantivos, verbos, adjetivos, advérbios, ...) e flexões (número, gênero, pessoa, tempo, ...). (iii) Enfocar criticamente o ensino da semântica gramatical nos documentos normativos e nos materiais didáticos. (iv) Delimitar que conteúdos acadêmicos já produzidos sobre a semântica do português podem e devem ser incorporados à Educação Básica para que o ensino dessas habilidades se torne mais atual, mais científico e, consequentemente, mais interessante e produtivo.
A Semântica Gramatical e sua contribuição à aprendizagem de língua portuguesa no nível do Ensino Fundamental.
1. A BNCC e o ensino de língua portuguesa. 2. A linguística e o ensino de língua portuguesa. 3. A presença da gramática e, em particular, da semântica gramatical no ensino fundamental e médio. 4. A presença da gramática e, em particular, da semântica gramatical nos livros didáticos. 5. A semântica das categorias lexicais – substantivos, verbos, adjetivos e advérbios. 6. Contribuições possíveis da semântica gramatical ao ensino das categorias lexicais – o papel semântico dos substantivos, dos adjetivos, dos verbos e dos advérbios. 7. A semântica das categorias funcionais – tempo, aspecto, modo, gênero, pessoa, número, determinantes e conjunções. 8. Contribuições possíveis da semântica gramatical ao ensino das categorias funcionais – o papel semântico das flexões de tempo, aspecto, modo, gênero, pessoa, número, dos determinantes e das conjunções.
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