Dar ao aluno uma visão compreensiva da língua inglesa no mundo atual analisando: sua trajetória, sua natureza dinâmica, as mudanças propiciadas pelo seu uso e os modos como a língua molda-se ao ser adotada para determinados fins e ao cumprir certas práticas sociais e culturais; o caráter diverso de suas formas escritas e faladas em contextos e com propósitos variados; seus falantes nativos e não nativos; as implicações que advêm desta diversidade e o significado que ela tem para seus falantes; as diferentes variedades contemporâneas de inglês e a problemática da padronização internacional da língua.
Estudo panorâmico da história da língua inglesa, de sua expansão no mundo colonial e pós-colonial, das variantes do inglês e de seus falantes nativos e não-nativos, da problemática das políticas lingüísticas e das implicações que advêm da diversidade de usos da língua.
Origens e expansão do Inglês: invasões, revoluções, colonialismo e imperialismo. As vozes do Inglês: língua materna, segunda língua e língua estrangeira. O inglês falado e escrito e suas diversas práticas. O inglês visual. O estatus da língua inglesa em diferentes países. Imperialismo lingüístico. O futuro do Inglês.
Bancroft, D., 1996, English as a first language, in Mercer, N. & Swann, J. (eds.), 1996, Learning English: development and diversity, London: Routledge e& The Open University.Baynham, M. & Maybin, J., 1966, Literary practices in English, in Maybin, J. and Mercer, N., 1996, Using English: from conversation to canon, London: Routledge & The Open University.Bourne, J., 1996, English for speakers of other languages, in Mercer, N. & Swann, J. (eds.), Learning English: development and diversity, London: Routledge & The Open University.Crystal, D., 1996, The English Language Today, in Graddol, D., Leith, D. & Swann, J. (eds.), English: history, diversity and change, London: Routledge & The Open University (29-32).Crystal, D., 1996, The story of old English, in Graddol, D., Leith, D. & Swann, J. (eds.), English: history, diversity and change, London: Routledge & The Open University (133-135).Goodman, S. & Graddol, D., 1996, Visual English, in Goodman, S. & Graddol, D., (eds.) 1996, Redesigning English: new texts, new identities, London: Routledge & The Open University.Graddol, D., 1996, Global English, global culture?, in Goodman, S. & Graddol, D., (eds.), Redesigning English: new texts, new identities, London: Routledge & The Open University.Leith, D., 1966, English-colonial to postcolonial, in Graddol, D. & Swann, J. (eds.), English: history, diversity and change, London, Routledge & The Open University (180-212).Mayor, B., 1996, English in the repertoire, in Mercer, N. & Swann, J. (eds.), Learning English: development and diversity, London: Routledge & The Open University. Mercer, N. & Barnes, D., 1996, English as a classroom language, in Mercer, N. & Swann, J. (eds.), Learning English: development and diversity, London: Routledge & The Open University. Miller, J., 1996, A tongue for sighing, in Maybin, J.and Mercer, N. (eds.), Using English: from conversation to canon, London: Routledge & The Open University.Pugh, A.K., 1996, A history of English teaching, in Mercer, N. & Swann, J. (eds.), Learning English: development and diversity, London: Routledge & The Open University.Wright, S., 1996, Accents in English in Graddol, D., Leith, D. & Swann, J. (eds.), English: history, diversity and change, London: Routledge & The Open University (259-288).Hoadley-Maidment, E. & Mercer, N., 1996, English in the academicWorld, in Mercer, N. & Swann, J. (eds.), Learning English: development and diversity, London: Routledge & The Open University