Cooperar para que o aluno possa adquirir noções sobre a realidade presente da Itália mediante a leitura de textos explicativos e didáticos.
Aspectos geográficos; as regiões; língua padrão e dialetos; festas e folclore; indústria e artesanato; organização sindical; sistema escolar; esporte e lazer; ecologia; cozinha e vinhos italianos.
Básica:Apostila do Professor: 1ROMANO, R. - Pequena história das grandes nações: Itália. São Paulo, Círculo do Livro, 1984.SCORNAIENCHI, D. N. - Cose d'Italia. São Paulo, EBRAESP, 1975.V. A. - Antropologia culturale de l'Italia. São Paulo, ICIB/IIC, 1977.De referência:BERTOLDI, S. - I nuovi italiani. Milano, Rizzoli, 1972.BRUNET, G. & R. LA BORDERIE. - Novecento e problemi del novecento attraverso la letteratura italiana. Paris, Armand Colin, 1972.CHIUCHI, A. et alii. - In italiano. Perugia, Guerra, 1985.FOURNIER, D. PROVVEDI. - Aria d'Italia. Milano, Mondadori, 1976.MEA, G. - Dicionário de Italiano-Português. Porto, Porto Editora, 1980.ZINGARELLI. - N. Vocabolario della lingua italiana. Bologna Zanichelli, 1983.Periódicos:Leitura controlada de um romance italiano do século XX (em português).ropologia culturale dell'Italia. São Paulo, ICIB/IIC, 1977.De referência:BERTOLDI, S. Thomas Lee Crowell, Jr. Modern English Essays (McGraw-Hill); B. Ifor Evans: A History of English Literature (Pel