Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM0187 - Conversação em Língua Alemã I
German Conversation I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h ( Estágio: 30 h , Práticas como Componentes Curriculares = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Desenvolver a competência comunicativa oral - linguística e argumentativa - do aluno da língua alemã a partir da reflexão sobre temas da atualidade. Refletir sobre diferentes estratégias de produção oral; indagar sobre possíveis fatores que comprometem o desempenho oral em língua estrangeira; introduzir técnicas de apresentação oral.
 
 
 
Programa Resumido
Recepção de textos centrados em temas da atualidade, extraídos das mídias impressa e eletrônica; produção de textos orais argumentativos e opinativos.
 
 
 
Programa
Recepção de textos centrados em temas da atualidade, extraídos das mídias impressa e eletrônica; produção de textos orais argumentativos e opinativos: A partir de um dado tema, o aluno deve se posicionar-em relação a ele, buscando argumentos para justificar sua posição, construindo seu discurso com base nos conhecimentos de língua de que dispõe, usando cada vez mais os recursos lingüístico-comunicativos recém-adquiridos, com a finalidade de produzir um texto próprio.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Apresentação, pelo professor, de temas de interesse do aluno. Participação dos alunos na discussão dos temas e na apresentação de suas opiniões, individualmente ou em grupo.
Critério
a) Participação em sala de aula. b) Apresentações orais. c) Prova escrita.
Norma de Recuperação
Critérios: Notas de 01 (um) a 10 (dez), baseadas em trabalhos elaborados durante o recesso escolar e em prova escrita realizada na época estipulada pelo Calendário escolar da USP.
 
Bibliografia
     
LIEDKE, Martina. Vermittlung der Sprechfertigkeit. In: Krumm, Hans-Jürgen et al. (orgs.). Deutsch als Fremd- und Zweitsprache. Ein internationales Handbuch, vol. 1. Berlin/New York: De Gruyter, 2010, p. 983 – 991.

Textos autênticos tirados de diversos jornais e revistas alemães, impressos ou disponíveis online (Die Zeit, FAZ, Focus, Spiegel, entre outros), cujos temas possam servir para reflexão e ampla discussão em sala de aula. Utilização, quando possível, de textos paralelos em português (jornais e revistas online e impressos) sobre tema idêntico, para facilitar a compreensão do conteúdo abordado.
 

Clique para consultar os requisitos para FLM0187

Clique para consultar o oferecimento para FLM0187

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP