Desenvolver a competência comunicativa oral - linguística e argumentativa - do aluno da língua alemã a partir da reflexão sobre temas da atualidade. Refletir sobre diferentes estratégias de produção oral; indagar sobre possíveis fatores que comprometem o desempenho oral em língua estrangeira; introduzir técnicas de apresentação oral.
Recepção de textos centrados em temas da atualidade, extraídos das mídias impressa e eletrônica; produção de textos orais argumentativos e opinativos.
Recepção de textos centrados em temas da atualidade, extraídos das mídias impressa e eletrônica; produção de textos orais argumentativos e opinativos: A partir de um dado tema, o aluno deve se posicionar-em relação a ele, buscando argumentos para justificar sua posição, construindo seu discurso com base nos conhecimentos de língua de que dispõe, usando cada vez mais os recursos lingüístico-comunicativos recém-adquiridos, com a finalidade de produzir um texto próprio.
LIEDKE, Martina. Vermittlung der Sprechfertigkeit. In: Krumm, Hans-Jürgen et al. (orgs.). Deutsch als Fremd- und Zweitsprache. Ein internationales Handbuch, vol. 1. Berlin/New York: De Gruyter, 2010, p. 983 – 991.Textos autênticos tirados de diversos jornais e revistas alemães, impressos ou disponíveis online (Die Zeit, FAZ, Focus, Spiegel, entre outros), cujos temas possam servir para reflexão e ampla discussão em sala de aula. Utilização, quando possível, de textos paralelos em português (jornais e revistas online e impressos) sobre tema idêntico, para facilitar a compreensão do conteúdo abordado.