Esta disciplina visa que o aluno avance no trabalho de interpretar o funcionamento da língua espanhola e de inscrever-se em suas discursividades e que construa, com relação a ela, um espaço de saber a partir:a) da observação e interpretação das grandes zonas em que o funcionamento do espanhol se aproxima e se distancia linguística e culturalmente do português brasileiro;b) da quebra da frequente identificação imaginária da língua espanhola com uma “língua formal”;c) do tratamento da variedade interna do espanhol e da que surge da comparação entre ele e o português brasileiro à luz de processos sócio-históricos, superando assim a visão da língua como um estoque de palavras, de sons e de frases;d) de uma abordagem que rompa com a visão da língua como um mero instrumento;e) do uso e visão analítica de instrumentos linguísticos centrais no processo de ensino-aprendizagem (dicionários e gramáticas).A disciplina visa, ainda, promover situações de reflexão de natureza teórica e prática sobre o processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola a brasileiros, considerando o conteúdo específico estabelecido no programa.
A disciplina visa que o aluno entre em contato com o universo da língua espanhola e inicie o trabalho de nela inscrever-se, desenvolvendo a capacidade de compor descrições e relatos que incluam sequências argumentativas. Também propicia a construção de um lugar de saber essa língua visando sua formação como docente e pesquisador.Palavra Chave: Discurso – texto – coesão – coerência – verbos.
Conteúdo geral:1) O universo dos sons e os ritmos da língua espanhola: a) Relações com a ortografia. b) Relações com a sintaxe (prosódia e curva tonal).2) O sistema de procedimentos de coesão responsáveis pelo efeito de coerência no funcionamento da língua espanhola.a) Marcas de enunciação: pessoa, espaço, tempo.b) Relações anafóricas e catafóricas.c) Marcas de subjetividade: afetividade, gostos e opiniões.d) Procedimentos de determinação, indeterminação, generalização.e) Relações entre interlocutores e adequação linguístico-discursiva.d) Modos de enunciação de hipóteses, condições e oposiçõesConteúdos linguístico-discursivos:1. Acentuação; Separação silábica; Pontuação.2. Verbos: (a) Morfologia (regularidades e irregularidades verbais), usos e valores contrapostos dos pretéritos do modo indicativo (Pretérito Perfecto Simple, Pretérito Perfecto Compuesto e Pretérito Pluscuamperfecto); Morfologia (regularidades e irregularidades verbais), usos e valores do Futuro Simple do modo indicativo contraposto ao uso da perífrase ir + a + infinitivo (Futuro Perifrástico); Morfologia do Gerúndio (regularidades e irregularidades); (b) Verbos pronominais (os que se referem à biografia: morirse, recibirse, irse, etc.): obrigatórios, diferenças de matizes semânticos entre formas pronominais e não pronominais; (c) Perífrases: estar/llevar/seguir + gerundio e haber que / tener que.3. Marcadores temporais de passado e de futuro.4. Introdução à subordinação.5. Períodos condicionais reais (hipóteses) com presente de indicativo.6. As subordinadas temporais introduzidas pelo marcador cuando + Presente de Subjuntivo; 7. A sintaxe dos convites: quedar en/para; es que, lo que pasa es que.... 8. O funcionamento na sintaxe dos pronomes pessoais.9. Sequências argumentativas: pero / aunque, introdução do funcionamento de sino.10. A comparação e intensificação.11. Campos lexicais referentes a: (a) Práticas da vida cotidiana: compras e formas de pagamento; (b) Histórias de vida e biografias; (c) Relatos de acontecimentos: notícias de jornal; (d) Encontros com amigos ou conhecidos; (e) Lazer: espetáculos, esportes e outros.
DicionáriosMonolíngues e especiaisASALE. (2013). Diccionario de americanismos. Disponível em http://lema.rae.es/damer/Clave. Diccionario de uso del español actual. 3ª ed. (1999) Madri: SM.CORRIPIO, F. (1997). Diccionario de ideas afines. 6ª ed. Barcelona: Herder.SECO, M. (1998). Diccionario de dudas y dificultades de la lengua española. 10a ed. (revisada e atualizada). Madri: Espasa. Diccionario del español de México. (2010). disponível em http://dem.colmex.mx/Diccionario integral del español de la Argentina, (2008) disponível em http://www.clarin.com/diccionario RAE (2001). Diccionario de la lengua española, 22ª edição. Disponível em www.rae.es.Señas. Diccionario para la Enseñanza de Español para Brasileños. (2010). São Paulo: Martins Fontes.Dicionários bilíngues (espanhol-português / português-espanhol)FLAVIAN, E. & ERES FERNÁNDEZ, G. (2009). Minidicionário Espanhol-Português/Português-Espanhol. 19a. ed. revisada e atualizada. São Paulo, Ática.MORENO, F. & MAIA GONZÁLEZ, N. (dirs.) (2003). Diccionario Bilingüe de Uso Español-Portugués / Português-Espanhol. Madri: Arco/Libros. _________________ (2006). Diccionario Esencial Español-Portugués / Português-Espanhol. Madri: Arco/Libros.GramáticasDI TULLIO, A. (2010). Manual de gramática del español. Desarrollos teóricos. Ejercicios. Soluciones. Buenos Aires: Wadhuter.DI TULLIO, A. & MALCUORI, M. (2012). Gramática del español para maestros y profesores del Uruguay. Montevideo, ANEP. ProLEE.MATTE BON, F. (1995). Gramática Comunicativa del Español. Madri: Edelsa. Nueva edición revisada, 2 v. REAL ACADEMIA ESPAÑOLA y ASOCIACIÓN DE ACADEMIAS DE LA LENGUA ESPAÑOLA (2010). Nueva gramática de la Lengua Española. Manual. Madri: Espasa.Materiais para prática e consultaALONSO RAYA, R. et.al. (2009). Gramática Básica del Estudiante de Español. Barcelona: Difusión.BRUNO, F. C. & MENDOZA, M. A. (2005). Hacia el Español. Curso de Lengua y Cultura Hispánica. Nivel Básico. 2ª ed. São Paulo: Saraiva.BRUNO, F. C. & MENDOZA, M. A. 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