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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM0300 - Língua Alemã I
German Language I

Créditos Aula: 6
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 150 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Introduzir as estruturas básicas da língua alemã: fonética-fonológica, morfológica, sintático-semântica, e indicação do uso pragmático do idioma em situações comunicativas distintas. Desenvolver a capacidade de comunicação oral e escrita a partir de diferentes contextos e tipologias textuais. Promover a reflexão sobre questões curriculares do ensino/aprendizagem de línguas a partir do exame do Projeto Pedagógico do Curso de Letras da USP; apresentar estratégias gerais de aprendizagem de línguas.
 
 
 
Programa Resumido
Uso contextual-pragmático do idioma. Aquisição e sistematização das estruturas gramaticais básicas do alemão: Artigos e substantivos. Tempos verbais: presente e Perfekt. Verbos auxiliares e modais. Estrutura básica da frase alemã. Noções básicas de fonética e fonologia.
 
 
 
Programa
Conteúdo temático: uso contextual-pragmático do idioma. Conteúdo gramatical: artigos: gênero, número, caso. Substantivo: gênero, número, caso. Casos: função sintática dos substantivos e sintagmas nominais (nominativo, acusativo, dativo). Pronomes pessoais e possessivos: gênero, número, caso. Adjetivos: número, caso; função predicativa. Preposições e sintagmas preposicionados; função sintática para determinação de espaço, direção, tempo, causa, modo. Verbo: uso dos tempos verbais: presente e Perfekt. Verbos auxiliares e modais. Morfologia verbal e conjugação: verbos fortes, fracos e mistos. Conjuntores: orações coordenativas. Noções básicas de topologia sintática: função sintática e regras de posição e deslocamento dos sintagmas. A importância da posição do verbo e da moldura verbal (Verbalklammer) na constituição da estrutura básica da frase alemã. Noções básicas de fonética e fonologia: transcrição de sons, entoação e melodia frásica; topicalização de elementos frásicos através do uso adequado dos elementos supra-segmentais. Acompanhamento da aquisição de novas estruturas gramaticais e sua progressão, bem como do treino sistemático das habilidades lingüístico-comunicativas básicas do alemão.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Curso presencial. Aulas teóricas e práticas com abordagem pós-comunicativa e intercultural, com ênfase nos aspectos contrastivos (similaridade e diferença) entre os sistemas do alemão e do português do Brasil e nos usos pragma-linguísticos condicionados à visão cultural própria dos países de fala alemã e do Brasil.
Critério
Avaliação constante baseada em participação em aula, feitura de deveres de casa e provas mensais.
Norma de Recuperação
Critérios: os mesmos utilizados no item acima; Época: no prazo estipulado pelo Calendário Escolar da USP.
 
Bibliografia
     
SANDER, Ilse et al. DaF kompakt A1-B1. Stuttgart: Klett, 2011.
LANGENSCHEIDT Taschenwörterbuch Portugiesisch-Deutsch / Deutsch-Portugiesisch. München: Langenscheidt, 2011.
MICHAELIS Dicionário escolar Alemão-Português / Português-Alemão. São Paulo: Melhoramentos, 2011.
BIMMEL, Peter. Lernstrategien. Bausteine der Lernerautonomie. In: Fremdsprache Deutsch, Heft 46 "Lernstrategien", 2012, p. 3-10.
Projeto Pedagógico do curso de Letras. São Paulo: USP, 2013, Disponível em .
 

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