Introduzir as estruturas básicas da língua alemã: fonética-fonológica, morfológica, sintático-semântica, e indicação do uso pragmático do idioma em situações comunicativas distintas. Desenvolver a capacidade de comunicação oral e escrita a partir de diferentes contextos e tipologias textuais. Promover a reflexão sobre questões curriculares do ensino/aprendizagem de línguas a partir do exame do Projeto Pedagógico do Curso de Letras da USP; apresentar estratégias gerais de aprendizagem de línguas.
Uso contextual-pragmático do idioma. Aquisição e sistematização das estruturas gramaticais básicas do alemão: Artigos e substantivos. Tempos verbais: presente e Perfekt. Verbos auxiliares e modais. Estrutura básica da frase alemã. Noções básicas de fonética e fonologia.
Conteúdo temático: uso contextual-pragmático do idioma. Conteúdo gramatical: artigos: gênero, número, caso. Substantivo: gênero, número, caso. Casos: função sintática dos substantivos e sintagmas nominais (nominativo, acusativo, dativo). Pronomes pessoais e possessivos: gênero, número, caso. Adjetivos: número, caso; função predicativa. Preposições e sintagmas preposicionados; função sintática para determinação de espaço, direção, tempo, causa, modo. Verbo: uso dos tempos verbais: presente e Perfekt. Verbos auxiliares e modais. Morfologia verbal e conjugação: verbos fortes, fracos e mistos. Conjuntores: orações coordenativas. Noções básicas de topologia sintática: função sintática e regras de posição e deslocamento dos sintagmas. A importância da posição do verbo e da moldura verbal (Verbalklammer) na constituição da estrutura básica da frase alemã. Noções básicas de fonética e fonologia: transcrição de sons, entoação e melodia frásica; topicalização de elementos frásicos através do uso adequado dos elementos supra-segmentais. Acompanhamento da aquisição de novas estruturas gramaticais e sua progressão, bem como do treino sistemático das habilidades lingüístico-comunicativas básicas do alemão.
SANDER, Ilse et al. DaF kompakt A1-B1. Stuttgart: Klett, 2011.LANGENSCHEIDT Taschenwörterbuch Portugiesisch-Deutsch / Deutsch-Portugiesisch. München: Langenscheidt, 2011. MICHAELIS Dicionário escolar Alemão-Português / Português-Alemão. São Paulo: Melhoramentos, 2011. BIMMEL, Peter. Lernstrategien. Bausteine der Lernerautonomie. In: Fremdsprache Deutsch, Heft 46 "Lernstrategien", 2012, p. 3-10.Projeto Pedagógico do curso de Letras. São Paulo: USP, 2013, Disponível em .