Introduzir as estruturas básicas da língua alemã: fonética-fonológica, morfológica, sintático-semântica, e indicação do uso pragmático do idioma em situações comunicativas distintas. Desenvolver a capacidade de comunicação oral e escrita a partir de diferentes contextos e tipologias textuais. Introduzir diferentes estratégias de compreensão oral e escrita; indagar sobre diferentes tipos de insumos e seus efeitos sobre os processos de ensino/aprendizagem de línguas.
Uso contextual-pragmático do idioma. Aquisição e sistematização das estruturas gramaticais básicas do alemão: Artigos e substantivos. Tempos verbais: presente, Perfekt e Präteritum. Verbos auxiliares e modais. Estrutura básica da frase alemã. Noções básicas de fonética e fonologia.
Conteúdo temático: uso contextual-pragmático do idioma. Conteúdo gramatical: artigos: gênero, número, caso. Substantivo: gênero, número, caso. Casos: função sintática dos substantivos e sintagmas nominais (nominativo, acusativo, dativo). Pronomes pessoais, demonstrativos e possessivos: gênero, número, caso. Adjetivos: gradação; função predicativa. Preposições e sintagmas preposicionados; função sintática para determinação de espaço, direção, tempo, causa, modo. Verbo: uso dos tempos verbais: Presente, Perfek, Präteritum (haben/sein), Konjunktiv II. Verbos auxiliares e modais. Morfologia verbal e conjugação: verbos fortes, fracos e mistos. Conjuntores: orações coordenativas e subordenadas. Números ordinais. Noções básicas de topologia sintática: função sintática e regras de posição e deslocamento dos sintagmas. Importância da posição do verbo e da moldura verbal (Verbalklammer) na constituição da estrutura básica da frase alemã. Noções básicas de fonética e fonologia: transcrição de sons, entoação e melodia frásica; topicalização de elementos frásicos através do uso adequado dos elementos suprassegmentais. Acompanhamento da aquisição de novas estruturas gramaticais e sua progressão, bem como do treino sistemático das habilidades linguístico-comunicativas básicas do idioma.
SANDER, Ilse et al. DaF kompakt A1-B1. Stuttgart: Klett, 2011.LANGENSCHEIDT Taschenwörterbuch Portugiesisch-Deutsch / Deutsch-Portugiesisch. München: Langenscheidt, 2011. MICHAELIS Dicionário escolar Alemão-Português / Português-Alemão. São Paulo: Melhoramentos, 2011. EHLERS, Swantje. Übungen zum Leseverstehen. In: Bausch, Karl-Richard; Christ, Herbert; Krumm, Hans-Jürgen (orgs.). Handbuch Fremdsprachenunterricht. 5ª ed. Tübingen/Basel: Francke, 2007, p. 287-292. RÖSLER, Dietmar. Deutsch als Fremdsprache. Eine Einführung. Stuttgart, Metzler, 2012, p. 33-40. (= cap. 3.1: „Welche Texte brauchen Lernende?“)SEGERMANN, Krista. Übungen zum Hörverstehen. In: Bausch, Karl-Richard; Christ, Herbert; Krumm, Hans-Jürgen (orgs.). Handbuch Fremdsprachenunterricht. 5ª ed. Tübingen/Basel: Francke, 2007, p. 295-299.