Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM0302 - Língua Alemã III
German Language III

Créditos Aula: 6
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 150 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação:

Objetivos
Sedimentar e expandir as estruturas fonológicas, morfológicas e sintáticas aprendidas em Línguas Alemã I a II. Introduzir novas estruturas morfológicas e sintáticas. Expandir o léxico através do discurso didático em sala de aula, com destaque na linguagem usada no âmbito de estudos de língua e literatura. O curso visa capacitar o aluno para o domínio ativo da íngua escrita e falada e desenvolver a capacidade de crítica frente à língua e cultura estrangeira e materna. Introduzir diferentes estratégias de produção textual; indagar sobre o papel do erro em teorias atuais de aquisição/aprendizagem de línguas; apresentar e avaliar criticamente diferentes formas de correção escrita.
 
 
 
Programa Resumido
Uso contextual-pragmático do idioma. Construções hipotáticas. Valência verbal. Tempos verbais no passado e o modo. Noções básicas de fonética e fonologia. Aquisição e sistematização das estruturas básicas gramaticais.
 
 
 
Programa
Conteúdo temático: Uso contextual-pragmático do idioma. Conteúdo gramatical: Construções hipotáticas com conjunções subordinadas. Preposições: acusativo e/ou dativo; pronomes interrogativos com preposição (worauf); Verbo: Valência verbal: verbos com dativo; reflexivos; verbos com complementos preposicionados; Perfekt; Präteritum (verbos modais); Konjunktiv II. Advérbios: direcionais (rein) e preposicionados (darauf). Serialização de elementos na oração. Aprimoramento de pronúncia e entoação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Curso presencial, aulas teóricas e práticas com abordagem pós-comunicativa e intercultural, com ênfase nos aspectos contrastivos (similaridade e diferença) entre os sistemas do alemão e do português do Brasil e nos usos pragma-linguísticos condicionados à visão cultural própria dos países de fala alemã e do Brasil.
Critério
Avaliação constante baseada em participação em aula, feitura de deveres de casa, seminários e provas.
Norma de Recuperação
(critérios de aprovação e época de realização das provas ou trabalho): Critérios: os mesmos utilizados no item acima; Época: ver calendário oficial.
 
Bibliografia
     
SANDER, Ilse et al. DaF kompakt A1-B1. Stuttgart: Klett, 2011.
LUSCHER, Renate. Deutsch als Fremdsprache. Übungsgrammatik für Anfänger. Ismaning: Hueber, 2007.
REIMANN, Monika. Grundstufengrammatik für Deutsch als Fremdsprache. Erklärungen und Übungen. Aktualisierte Auflage. Ismaning: Hueber, 2012.
WAHRIG Alemão Dicionário semibilíngue para brasileiros. São Paulo: wmf Martins Fontes, 2011.
EßER, Ruth. Übungen zum Schreiben. BAUSCH, Karl-Richard; CHRIST, Herbert; KRUMM, Hans-Jürgen (orgs.). Handbuch Fremdsprachenunterricht. 5ª ed. Tübingen/Basel: Francke, 2007, p. 292-295.
KLEPPIN, Karin. Fehler und Fehlerkorrektur. Berlin et al.: Langenscheidt, 1998.
Textos autênticos variados.
 

Clique para consultar os requisitos para FLM0302

Clique para consultar o oferecimento para FLM0302

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP