Sedimentar e expandir as estruturas fonológicas e sintáticas aprendidas em Línguas Alemã I a III. Introduzir novas estruturas morfológicas e sintáticas. Expandir o léxico através do discurso didático em sala de aula, com destaque na linguagem usada no âmbito de estudos de língua e literatura. O curso visa capacitar o aluno para o domínio ativo da língua escrita e falada e desenvolver a capacidade de crítica à língua e cultura estrangeira e materna. Avaliar criticamente a função do livro didático para o ensino/aprendizagem de línguas; proporcionar uma visão geral dos exames e certificações oficiais existentes para o alemão como língua estrangeira; apresentar noções básicas do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.
Uso contextual-pragmático do idioma. Parataxe e Hipotaxe. Orações interrogativas indiretas. Adjetivo como atributo. Verbo: tempos verbais, modo e diátese. Preposições. Formação de palavras. Noções básicas de fonética e fonologia. Aquisição e sistematização das estruturas básicas gramaticais.
Conteúdo temático: Uso contextual-pragmático do idioma. Conteúdo gramatical: Construções coordenadas e interrogativas indiretas. Adjetivo como atributo: declinação com artigo (in)definido e sem artigo. Verbo: modo: Konjunktiv II; diátese: voz passiva no presente; Preposições: temporais e locais. Formação de palavras: derivação e composição de adjetivos e substantivos. Aprimoramento de pronúncia e entonação.
SANDER, Ilse et al. DaF kompakt A1-B1. Stuttgart: Klett, 2011.LUSCHER, Renate. Deutsch als Fremdsprache. Übungsgrammatik für Anfänger. Ismaning: Hueber, 2007.REIMANN, Monika. Grundstufengrammatik für Deutsch als Fremdsprache. Erklärungen und Übungen. Aktualisierte Auflage. Ismaning: Hueber, 2012.WAHRIG Alemão Dicionário semibilíngue para brasileiros. São Paulo: wmf Martins Fontes, 2011; textos autênticos variados.BOLOGNINI, Carmen Zink. Livro didático: cartão postal do país onde se fala a língua-alvo? In: Trabalhos em Linguística Aplicada, vol. 17, 1991, p. 43-56.HEIDERMANN, Werner. "O Quadro europeu comum de referência para línguas - um panorama". In: BOHUNOVSKY, Ruth. Ensinar alemão no Brasil. Contextos e conteúdos. Curitiba: Editora da UFPR, 2011, p. 69-82.RÖSLER, Dietmar. “Lehrmaterial für Deutsch als Fremdsprache”. In: AHRENHOLZ, Bernt; OOMEN-WELKE, Ingelore. Deutsch als Fremdsprache. Baltmannsweiler: Schneider Verlag Hohengehren, 2013, p. 212-220.