Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM0303 - Língua Alemã IV
German Language IV

Créditos Aula: 6
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 150 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Sedimentar e expandir as estruturas fonológicas e sintáticas aprendidas em Línguas Alemã I a III. Introduzir novas estruturas morfológicas e sintáticas. Expandir o léxico através do discurso didático em sala de aula, com destaque na linguagem usada no âmbito de estudos de língua e literatura. O curso visa capacitar o aluno para o domínio ativo da língua escrita e falada e desenvolver a capacidade de crítica à língua e cultura estrangeira e materna. Avaliar criticamente a função do livro didático para o ensino/aprendizagem de línguas; proporcionar uma visão geral dos exames e certificações oficiais existentes para o alemão como língua estrangeira; apresentar noções básicas do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.
 
 
 
Programa Resumido
Uso contextual-pragmático do idioma. Parataxe e Hipotaxe. Orações interrogativas indiretas. Adjetivo como atributo. Verbo: tempos verbais, modo e diátese. Preposições. Formação de palavras. Noções básicas de fonética e fonologia. Aquisição e sistematização das estruturas básicas gramaticais.
 
 
 
Programa
Conteúdo temático: Uso contextual-pragmático do idioma. Conteúdo gramatical: Construções coordenadas e interrogativas indiretas. Adjetivo como atributo: declinação com artigo (in)definido e sem artigo. Verbo: modo: Konjunktiv II; diátese: voz passiva no presente; Preposições: temporais e locais. Formação de palavras: derivação e composição de adjetivos e substantivos. Aprimoramento de pronúncia e entonação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Curso presencial, aulas teóricas e práticas com abordagem pós-comunicativa e intercultural, com ênfase nos aspectos contrastivos (similaridade e diferença) entre os sistemas do alemão e do português do Brasil e nos usos pragma-linguísticos condicionados à visão cultural própria dos países de fala alemã e do Brasil.
Critério
Avaliação constante baseada em participação em aula, feitura de deveres de casa, seminários e provas.
Norma de Recuperação
(critérios de aprovação e época de realização das provas ou trabalho): Critérios: os mesmos utilizados no item acima; Época: ver calendário oficial.
 
Bibliografia
     
SANDER, Ilse et al. DaF kompakt A1-B1. Stuttgart: Klett, 2011.
LUSCHER, Renate. Deutsch als Fremdsprache. Übungsgrammatik für Anfänger. Ismaning: Hueber, 2007.
REIMANN, Monika. Grundstufengrammatik für Deutsch als Fremdsprache. Erklärungen und Übungen. Aktualisierte Auflage. Ismaning: Hueber, 2012.
WAHRIG Alemão Dicionário semibilíngue para brasileiros. São Paulo: wmf Martins Fontes, 2011; textos autênticos variados.
BOLOGNINI, Carmen Zink. Livro didático: cartão postal do país onde se fala a língua-alvo? In: Trabalhos em Linguística Aplicada, vol. 17, 1991, p. 43-56.
HEIDERMANN, Werner. "O Quadro europeu comum de referência para línguas - um panorama". In: BOHUNOVSKY, Ruth. Ensinar alemão no Brasil. Contextos e conteúdos. Curitiba: Editora da UFPR, 2011, p. 69-82.
RÖSLER, Dietmar. “Lehrmaterial für Deutsch als Fremdsprache”. In: AHRENHOLZ, Bernt; OOMEN-WELKE, Ingelore. Deutsch als Fremdsprache. Baltmannsweiler: Schneider Verlag Hohengehren, 2013, p. 212-220.
 

Clique para consultar os requisitos para FLM0303

Clique para consultar o oferecimento para FLM0303

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP