Apresentar e discutir textos importantes da história da literatura infantojunvenil em língua alemã. Fomentar as habilidades de compreensão e produção oral e escrita dos alunos em língua alemã, com foco no nível B1+. Revisar tópicos gramaticais da língua alemã. Promover a reflexão sobre o emprego de obras da literatura infantojuvenil no ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira.
• Expansão das habilidades de produção e compreensão oral e escrita por meio do trabalho com textos da literatura infantojuvenil em língua alemã.
• Leitura e análise de excertos de obras históricas da literatura infantojuvenil em língua alemã tais como “Struwwelpeter”, “Max und Moritz” e contos de fada dos Irmãos Grimm; • Panorama geral de gêneros e obras da literatura infantojuvenil em língua alemã do século XX e início do século XXI; • Revisão de estratégias de leitura, escrita e apresentação oral; • Revisão de importantes tópicos da gramática alemã: tempos e modos verbais, estruturas sintáticas, preposições, conectores e declinações.
O’SULLIVAN, Emer; RÖSLER, Dietmar. Kinder- und Jugendliteratur im Fremdsprachenunterricht. Tübingen: Stauffenburg, 2013. SCHIKORSKY, Isa. Kurze Geschichte der Kinder- und Jugendliteratur. Norderstedt: Books on Demand GmbH, 2012. WEINKAUFF, Gina; GLASENAPP, Gabriele von. Kinder- und Jugendliteratur. 2. Ed. Paderborn: Schöningh, 2014. WIETZKE, Frauke. Das Lesetagebuch für jede Lektüre. Strukturierte Vorlagen zur Texterschließung. 5. Ed. Hamburg: Persen, 2016.