Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM0310 - Língua Alemã V
German Language V

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Sedimentar e expandir as noções básicas das estruturas sintático-semântica, morfológica e fonético-fonológica da língua alemã, aprendidas nos semestres anteriores, com indicação do uso pragmático do idioma em situações comunicativas distintas. Expandir o léxico e aprofundar o conhecimento pragmático. Desenvolver a capacidade de comunicação oral e escrita a partir de diferentes contextos e tipologias textuais. Expansão dos conhecimentos da cultura estrangeira. Desenvolver a capacidade crítica frente às línguas e às culturas estrangeira e materna. Promover a reflexão sobre a própria biografia linguística e as relações entre língua e identidade; indagar sobre a importância de uma educação plurilíngue; investigar o processo de determinação de objetivos para o ensino/aprendizagem de línguas; avaliar criticamente o conceito de autonomia do aprendiz.
 
 
 
Programa Resumido
Uso contextual-pragmático do idioma, em nível intermediário. Sistematização das estruturas básicas gramaticais e introdução às estruturas complexas da língua. Produção e recepção de textos escritos e orais.
 
 
 
Programa
Conteúdo temático: Uso contextual-pragmático do idioma. Conteúdo gramatical: A oração e a colocação dos termos; a oração subordinada; o período. Negação. Partizip I e II como atributos. Discurso indireto. Nominalização. Fraseologia. Aprimoramento da pronúncia e da entonação. Tipos de textos e suas estruturas, com ênfase no texto científico-acadêmico, tematizando aspectos da cultura estrangeira em comparação com a brasileira. Desenvolvimento das habilidades comunicativas (escrita e oral).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Curso presencial, aulas teóricas e práticas com abordagem pós-comunicativa e intercultural, com ênfase nos aspectos contrastivos (similaridade e diferença) entre os sistemas do alemão e do português do Brasil e nos usos pragma-linguísticos condicionados à visão cultural própria dos países de fala alemã e do Brasil.
Critério
Avaliação continuada baseada em participação em aula, feitura de deveres de casa, seminários e provas.
Norma de Recuperação
(critérios de aprovação e época de realização das provas ou trabalho): Critérios: os mesmos utilizados no item acima; Época: ver calendário oficial.
 
Bibliografia
     
SANDER, Ilse et al. DaF kompakt A1-B1. Stuttgart: Klett, 2011.
DREYER, Hilke/SCHMITT, Richard. Lehr- und Übungsbuch der deutschen Grammatik aktuell. Ismaning: Hueber, 2009.
DUDEN. Die Grammatik. Band 4. 8. Auflage. Mannheim: Dudenverlag, 2009.
HALL, Karin; SCHEINER, Barbara. Deutsch als Fremdsprache. Übungsgrammatik für Fortgeschrittene. Ismaning: Hueber, 2012.
HELBIG, Gerhard; BUSCHA, Joachim. Deutsche Grammatik. Ein Handbuch für den Ausländerunterricht. Berlin, München: Langenscheidt, 2004.
WAHRIG Alemão Dicionário semibilíngue para brasileiros. São Paulo: wmf Martins Fontes, 2011.
JENKINS, Eva-Maria; KRUMM, Hans-Jürgen (orgs.). Kinder und ihre Sprachen – lebendige Mehrsprachigkeit. Sprachenporträts – gesammelt und kommentiert von Hans-Jürgen Krumm. Viena: eviva, 2001.
NODARI, Claudio; STEINMANN, Cornelia. Lernerautonomie. In: Krumm, Hans-Jürgen et al. (orgs.). Deutsch als Fremd- und Zweitsprache. Ein internationales Handbuch, vol. 2. Berlin/New York: De Gruyter, 2010, p. 1157–1162.
PILIPAITYTE, Lina. Wie helfen andere Sprachen beim Deutschlernen? In: Ballweg, Sandra et al. (orgs.). Wie lernt man die Fremdsprache Deutsch? München: Klett-Langenscheidt, 2013, p. 132-170.
Textos autênticos variados.
 

Clique para consultar os requisitos para FLM0310

Clique para consultar o oferecimento para FLM0310

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP