Sedimentar e expandir as noções básicas das estruturas sintático-semântica, morfológica e fonético-fonológica da língua alemã, aprendidas nos semestres anteriores, com indicação do uso pragmático do idioma em situações comunicativas distintas. Expandir o léxico e aprofundar o conhecimento pragmático. Desenvolver a capacidade de comunicação oral e escrita a partir de diferentes contextos e tipologias textuais. Expansão dos conhecimentos da cultura estrangeira. Desenvolver a capacidade crítica frente às línguas e às culturas estrangeira e materna. Promover a reflexão sobre a própria biografia linguística e as relações entre língua e identidade; indagar sobre a importância de uma educação plurilíngue; investigar o processo de determinação de objetivos para o ensino/aprendizagem de línguas; avaliar criticamente o conceito de autonomia do aprendiz.
Uso contextual-pragmático do idioma, em nível intermediário. Sistematização das estruturas básicas gramaticais e introdução às estruturas complexas da língua. Produção e recepção de textos escritos e orais.
Conteúdo temático: Uso contextual-pragmático do idioma. Conteúdo gramatical: A oração e a colocação dos termos; a oração subordinada; o período. Negação. Partizip I e II como atributos. Discurso indireto. Nominalização. Fraseologia. Aprimoramento da pronúncia e da entonação. Tipos de textos e suas estruturas, com ênfase no texto científico-acadêmico, tematizando aspectos da cultura estrangeira em comparação com a brasileira. Desenvolvimento das habilidades comunicativas (escrita e oral).
SANDER, Ilse et al. DaF kompakt A1-B1. Stuttgart: Klett, 2011.DREYER, Hilke/SCHMITT, Richard. Lehr- und Übungsbuch der deutschen Grammatik aktuell. Ismaning: Hueber, 2009.DUDEN. Die Grammatik. Band 4. 8. Auflage. Mannheim: Dudenverlag, 2009.HALL, Karin; SCHEINER, Barbara. Deutsch als Fremdsprache. Übungsgrammatik für Fortgeschrittene. Ismaning: Hueber, 2012.HELBIG, Gerhard; BUSCHA, Joachim. Deutsche Grammatik. Ein Handbuch für den Ausländerunterricht. Berlin, München: Langenscheidt, 2004.WAHRIG Alemão Dicionário semibilíngue para brasileiros. São Paulo: wmf Martins Fontes, 2011.JENKINS, Eva-Maria; KRUMM, Hans-Jürgen (orgs.). Kinder und ihre Sprachen – lebendige Mehrsprachigkeit. Sprachenporträts – gesammelt und kommentiert von Hans-Jürgen Krumm. Viena: eviva, 2001.NODARI, Claudio; STEINMANN, Cornelia. Lernerautonomie. In: Krumm, Hans-Jürgen et al. (orgs.). Deutsch als Fremd- und Zweitsprache. Ein internationales Handbuch, vol. 2. Berlin/New York: De Gruyter, 2010, p. 1157–1162.PILIPAITYTE, Lina. Wie helfen andere Sprachen beim Deutschlernen? In: Ballweg, Sandra et al. (orgs.). Wie lernt man die Fremdsprache Deutsch? München: Klett-Langenscheidt, 2013, p. 132-170.Textos autênticos variados.