Discussão e análise de tópicos selecionados da língua/linguística alemã. Promover a reflexão sobre o papel da gramática no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras; investigar as diferenças entre gramática teórica e gramática didática; indagar sobre possíveis formas de visualização da gramática no ensino de alemão como língua estrangeira.
Análise de aspectos fonológicos, sintáticos, lexicais, semânticos e pragmáticos da língua alemã, sob a luz de modelos teórico-linguísticos e seus desdobramentos para o ensino de Alemão como Língua Estrangeira.
1. Competência gramatical em Alemão LE: uso de construções causais, concessivas, finais e temporais na adjunção sentencial; uso de adjetivos: grau de adjetivos, nominalização de adjetivos; uso de dêiticos: pronome demonstrativo es e das; construções com verbos funcionais; verbos e seus complementos preposicionados; construções participiais; voz passiva; discurso indireto. 2. Competência leitora em Alemão LE: leitura e análise linguística de gêneros textuais de elaboração complexa; textos literários, artigos científicos da área de Linguística Germanística e de Literatura Alemã, textos informativos de variada sorte; 3. Competência escrita em Alemão LE: produção de textos escritos em nível de proficiência avançada em Alemão LE; resumo, resenha, relatório de viagem e de experiências, textos argumentativos de variada temática; 4. Competência de ouvir e falar em Alemão LE: recepção e produção de textos orais em nível de proficiência avançada em Alemão LE; relato de experiência, relato de viagem, apresentação oral de trabalho acadêmico, descrição de eventos, textos argumentativos orais, exposição de idéias.
DUDEN. Die Grammatik. 8. Auflage. Mannheim: Dudenverlag, 2009.FANDRYCH, Christian. Grammatik und Grammatikvermittlung. In: Krumm, Hans-Jürgen et al. (orgs.). Deutsch als Fremd- und Zweitsprache. Ein internationales Handbuch, vol. 1. Berlin/New York: De Gruyter, 2010, p. 1008–1021.Fremdsprache Deutsch, vol. 47, 2012 (Themenheft Präsentieren).GNUTZMANN, Claus. Sprachliche Strukturen und Grammatik. In: Hallet, Wolfgang; Königs, Frank G. Handbuch Fremdsprachendidaktik. Seelze-Velber: Klett-Kallmeyer, 2010, p. 111-115.GRANZOW-EMDEN, Matthias. Deutsche Grammatik verstehen und unterrichten. Tübingen: Narr Verlag. Bachelor-Wissen, 2013HELBIG, Gerhard/ BUSCHA, Joachim. Deutsche Grammatik. Ein Handbuch für den Ausländerunterricht. Berlin, München: Langenscheidt 2005.LINKE et al. Studienbuch Linguistik. Tübingen: Niemeyer, 2004.MEIBAUER, J. et al. Einführung in die germanistische Linguistik. Stuttgart, Weimar: Metzler, 2007.PITTNER, K./BERMAN, J. Deutsche Syntax. Ein Arbeitsbuch. Tübingen: G. Narr, 2004.PÖRINGS, Ralf/SCHMITZ, Ulrich. Sprache und Sprachwissenschaft. Tübingen: Narr 1999.SPANNHAKE, Barbara & BOGACZ-GROß, Agnieszka.“Grammatik im DaZ-Unterricht”. In: KAUFMANN, Susan; ZEHNDER, Erich; VANDERHEIDEN, Elisabeth; FRANK, Wienfried (2008). Fortbildung für Kursleitende Deutsch als Zweitsprache. Band 3: Unterrichtsplanung und -durchführung. Ismaning: Hueber Verlag. (Qualifiziert Unterrichten), 2008.