Colaborar para que o aluno: I) Desenvolva uma reflexão sobre o conceito de autor clássico; II) Leia e analise obras de autores clássicos; III) Reconheça conexões entre as obras abordadas; IV) Reflexione sobre a modernidade dos autores clássicos.
O curso aborda autores clássicos e busca rastrear algumas conexões entre eles a partir das diversas formas de criação do discurso engenhosos..
O curso aborda autores clássicos e busca rastrear algumas conexões entre eles. Concentra-se no estudo das obras de quatro autores - Bocaccio, Rabelais, Cervantes e Goethe - a partir da leitura e análise dos textos. O conteúdo dividi-se em quatro módulos que são: a) Bocaccio: a arquitetura do erotismo; b) Rabelais: a presença do oral e do popular; c) Cervantes: ética, estética e crítica no Quixote; d) O "jovem Goethe"e a presença do Sturm und Drang.
AUERBACH, E. Mimesis. Trad. Suzi Sperber. São Paulo, Ed. Perspectiva, 1971. BAKHTIN, Mikhail. A. cultura popular na Idade Média e no Renascimento. São Paulo, Hucite/Edunb, 1999. BLOMM, Hrold. O cânone ocidental. Rio de Janeiro, Ed. Objetiva, 1995. BORGES, Jorge Luis. Obras Completas. São Paulo, Ed. Globo, 1999. CALVINO, Italo. Por que ler os Clássicos? São Paulo, Companhia da Letras, 1994. CURTIUS, Ernest Robert. "Classicismo" in Literatura Européia e Idade Média Latina. São Paulo, EDUSP, 1996. GUINSBURG, J. (Org.) O classicismo. São Paulo, Ed. Perspectiva, 1999. (Stylus,9). HAUSER, A História social da literatura e da arte. São Paulo, Martins Fontes, 1998.