Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM0324 - Por Que Ler Os Clássicos ?
Why read the classics?

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2003 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
Colaborar para que o aluno: I) Desenvolva uma reflexão sobre o conceito de autor clássico; II) Leia e analise obras de autores clássicos; III) Reconheça conexões entre as obras abordadas;  IV) Reflexione sobre a modernidade dos autores clássicos.
 
 
 
Programa Resumido
O curso aborda autores clássicos e busca rastrear algumas conexões entre eles a partir das diversas formas de criação do discurso engenhosos..
 
 
 
Programa
O curso aborda autores clássicos e busca rastrear algumas conexões entre eles. Concentra-se no estudo das obras de quatro autores - Bocaccio, Rabelais, Cervantes e Goethe - a partir da leitura e análise dos textos. O conteúdo dividi-se em quatro módulos que são: a) Bocaccio: a arquitetura do erotismo; b) Rabelais: a presença do oral e do popular; c) Cervantes: ética, estética e crítica no Quixote; d) O "jovem Goethe"e a presença do Sturm und Drang.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e discussão de questões de análise e interpretação dos textos literários.
Critério
O aluno será avaliado ao término de cada um dos módulos do curso por meio de um trabalho final de aproveitamento. Cada avaliação terá peso 1 . No final do semestre as quatro notas obtidas em cada um dos módulos serão somadas e divididas por quatro para obtenção da média final.
Norma de Recuperação
Notas de um a dez, baseadas em trabalhos e/ou provas escritas.
 
Bibliografia
     
AUERBACH, E. Mimesis. Trad. Suzi Sperber. São Paulo, Ed. Perspectiva, 1971. BAKHTIN, Mikhail. A. cultura popular na Idade Média e no Renascimento. São Paulo, Hucite/Edunb, 1999. BLOMM, Hrold. O cânone ocidental. Rio de Janeiro, Ed. Objetiva, 1995. BORGES, Jorge Luis. Obras Completas. São Paulo, Ed. Globo, 1999. CALVINO, Italo. Por que ler os Clássicos? São Paulo, Companhia da Letras, 1994. CURTIUS, Ernest Robert. "Classicismo" in Literatura Européia e Idade Média Latina. São Paulo, EDUSP, 1996. GUINSBURG, J. (Org.) O classicismo. São Paulo, Ed. Perspectiva, 1999. (Stylus,9). HAUSER, A História social da literatura e da arte. São Paulo, Martins Fontes, 1998.
 

Clique para consultar os requisitos para FLM0324

Clique para consultar o oferecimento para FLM0324

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP