Cooperar para que o aluno possa: 1) desenvolver suficiente capacidade de compreensão correta de textos orais e escritos, de nível elementar e médio, sobre assuntos cotidianos; 2) identificar e o léxico e as estruturas básicas do italiano; 3) adquirir noções sobre aspectos específicos da realidade italiana.
Leituras e compreensão global de textos jornalísticos e culturais, e identificação de aspectos morfológicos básicos.
Audição e leitura de textos gravados e escritos: radiofônicos, publicitários, jornalísticos, de uso prático, de canções populares ou folclóricas; compreensão global; compreensão lexical; identificação de aspectos morfológicos básicos; singular e plural, concordâncias, conjugação dos verbos auxiliares e regulares, principais conectivos
Cancellotti, D. e Zanoni, C. - Fabbricato in Italia.Cambridge, University Press, 1983.de referência:Marchese, A. e Sartori, A. - Il mondo della parola. Milano, Principato, 1973Mea, G. - Dicionário de Italiano-Português. Porto, Porto Editora, 1980ingarelli, N. - Vocabolario della lingua italiana. Bologna, Zanichelli, 1983