Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM0411 - Introdução à Lingüística Alemã II
Introduction to German Linguistics II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 10 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Introduzir os estudantes às noções básicas de lexicologia, semântica e pragmática e à sua aplicação à Língua Alemã; desenvolver a leitura e compreensão de textos científicos alemães de Linguística. Promover a reflexão sobre aspectos de aprendizagem de Alemão como Língua Estrangeira a partir da análise de fenômenos particulares dos módulos do léxico, da semântica e da pragmática.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
7841220 - Dorthe Uphoff
766526 - Jose da Silva Simões
7378620 - Juliana Ferraci Martone
10454962 - Marceli Cherchiglia Aquino
5675660 - Mariana Kuntz de Andrade e Silva
 
Programa Resumido
Introdução à lingüística da língua alemã. Semântica: definição e teorias. Pragmática: definição e teorias. Atos de fala. Máximas conversacionais.
 
 
 
Programa
Semântica: definição e teorias, semântica componencial, semântica prototípica, lexicologia, semântica da frase; Pragmática: definição e teorias, atos de fala, máximas conversacionais, implicaturas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas; discussão de leituras propostas e exercícios pertinentes aos temas abordados.
Critério
Avaliação constante baseada na feitura dos exercícios propostos na aula; eventualmente, provas escritas e ou monografia englobando os temas abordados, a critério do professor responsável.
Norma de Recuperação
(critérios de aprovação e época de realização das provas ou trabalho): Critérios: os mesmos utilizados no item acima; Época: no prazo estipulado pelo Calendário Escolar da USP.
 
Bibliografia
     
BUSCH, A. /STENSCHKE, O. Germanistische Linguistik. Tübingen: Gunter Narr, 2008.
ERHARD, C./ HERINGER, H.J. Pragmatik. Paderborn: Wilhelm Fink, 2011.
ERNST, P. Germanistische Sprachwissenschaft. Wien: Facultas.wuv, 2004.
LINKE, A. et al. Studienbuch Linguistik. Tübingen: Niemeyer, 2004.
MEERHOLZ-HÄRLE, Birgit. Wortschatzvermittlung im DaZ-Unterricht. In: Kaufmann, Susan et al. Qualifiziert unterrichten. Fortbildung für Kursleitende Deutsch als Zweitsprache. Band 2: Didaktik Methodik. Ismaning: Hueber, 2008, p. 1-34.
MEIBAUER, Jörg Pragmatik. Tübingen: Stauffenburg, 1999.
MEIRELES, Selma. Estilo conversacional, interculturalidade e língua estrangeira. In: Pandaemonium Germanicum, n. 9, 2005, p. 311 – 325.
 

Clique para consultar os requisitos para FLM0411

Clique para consultar o oferecimento para FLM0411

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP