Colaborar para que o aluno possa:- Ler e analisar narrativas francesas (contos, novelas e romances curtos) - Perceber e discutir as permanências e as transformações desse gênero literário da literatura francesa.
Leitura e análise de narrativas francesas (contos, novelas e romances curtos), que permitam perceber as permanências e transformações desse gênero literário da literatura francesa. Segundo o recorte específico de cada semestre, serão escolhidas três ou mais narrativas curtas que dêem conta das principais mudanças do gênero desde o Renascimento até os dias de hoje.
Segundo o recorte específico de cada semestre, serão escolhidas três ou mais narrativas curtas que dêem conta das principais mudanças do gênero desde o Renascimento até os dias de hoje. Poderão ser abordadas as narrativas de Marguerite de Navarre, Charles Perrault, o Marquês de Sade, Voltaire, Diderot, Prosper Mérimée, Théophile Gautier, Guy de Maupassant, André Gide, Albert Camus, Jean-Paul Sartre, Simone de Beauvoir, Marguerite Duras, Georges Perec, entre outros.
Frontières du conte. CNRS, 1982.Gotlib, Nádia Batella. Teoria do conto. São Paulo, Ática, 1985. Bakhtin, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo : Martins Fontes, 1996.Genette, Gerard. Figures. Paris: Seuil, 1966. Lukács, Georg. Teoria do romance. São Paulo: Duas cidades/Editora 34, 2000.Propp, Vladimir. Morphologie du conte. Paris : Seuil, s/d.Robbe-Grillet, Alain. Pour un nouveau roman. Paris : Minuit, 1963.Tadié, Jean Yves. Le roman au XXe siècle. Paris : Belfond, 1990.Todorov, Tzvetan. Introduction à la littérature fantastique. Paris : Éditions du Seuil, 1970.Todorov, Tzvetan. Les genres du discours. Paris : Seuil, c1978Todorov, Tzvetan. Poétique de la prose. Paris : Éditions du Seuil, 1971