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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM0493 - Teatro Francês
French theater

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
-	Apresentar a história do teatro francês nos séculos XX e XXI.
- Desenvolver atividades práticas para a compreensão, análise e interpretação de textos do teatro francês.
- Desenvolver as etapas metodológicas para a redação de uma crítica teatral.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
421664 - Alexandre Bebiano de Almeida
3424627 - Álvaro Silveira Faleiros
2380180 - Claudia Consuelo Amigo Pino
87860 - Gilberto Pinheiro Passos
1894834 - Veronica Galindez
 
Programa Resumido
Introdução à dramaturgia pelo estudo das teorias  seguido da análise à escolha do professor de trechos do teatro.
 
 
 
Programa
Introdução à dramaturgia pelo estudo das teorias de Artaud, Craig, Stanilaswki, Maeterlinck seguido da análise à escolha do professor de trechos do teatro de  Mnouchkine, Lagarce, Minyana, Peyret, Ionesco, Beckett, Duras, Anouilth, Montherlant, Sartre, Romain, Pagnol, Giraudoux, Rostand, Jarry, Hugo, Vigny, Musset, Marivaux, Beaumarchais, Diderot, Voltaire, Marivaux,  Racine, Molière, Corneille, Scalinger.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Análise e interpretação de peças teatrais sob forma de controles de leitura em classe, e trabalho monográfico final que articulem as leituras feitas pelo aluno e as propostas do curso.
Critério
Notas semestrais, baseadas em: participação nos debates e na encenação, seminários, trabalhos de aproveitamento e provas.
Norma de Recuperação
Critérios: os mesmos utilizados no item acima; a ser realizada até a data final prevista para segunda avaliação.
 
Bibliografia
     
Artaud, Antoine, Le théâtre et son double. Oeuvres complètes. T. IV, Gallimard, 1964.
O teatro de Beckett, Ionesco, Hugo, Racine e Molière



Genesis nº26,(Théâtre). Paris,éd.Jean Michel Place, 05/2005
Abirached (Robert) (sous la direction de) 1992 La décentralisation théâtrale 3 vol. (Le Premier Âge 1945-1958 ; Le Deuxième Âge, les années Malraux 1959-1968 ; 1968 Le tournant) .Ed.Acte Sud Papiers-Cahiers de l'Anrat ECA
Andrade, Mario de.Café. Anexo da tese de livre-docência de Flavia Toni. Sâo Paulo, IEB, 2004.
L'Acte critique sur l'oeuvre de Peter Szondi. (Colloque de 1979) PULille, 1985.
Auerbach, Eric. Mímesis. Perspectiva, 1971
Autan-Mathieu, Marie-Christine, org. par.Le théâtre de Moscou. Ramifications, voyage.Paris, CNRS,ed.2005
Barthes, Roland. Sur Racine. Seuil, 1960.
Bender, Ivo C. Comédia e riso: uma poética do do teatro cômico. Porto Alegre, ed. UFRGS, 1996
Berrettini, Celia . A linguagem de Beckett. São Paulo, Perspectiva,1977
.- O teatro ontem e hoje. São Paulo, ed. Perspectiva, 1980
.-Samuel Beckett, escritor plural. São Paulo, Perspectiva, 2004
Bonzon, Alfred. La nouvelle critique et Racine. Boletim nº 350. FFLCH-USP, 1971.
Covin (Michel) Le théâtre nouveau en France. PUF,1987
Corvin (Michel) (sous la direction de) Dictionnaire encyclopédique du théâtre Bordas ECA.1991.
Craig, Edward Gordon. De l´ Art du Théâtre. (1911) Paris, Circé, 2004.
Derrida, Jacques. Le théâtre de la cruauté et la clôture de la représentation. L'écriture et la différence. Paris, Seuil, 1967, p. 341.
Deshoulières (Christophe). Le théâtre au XX e siècle Bordas, 1994.
Donnard, J-H.Ionesco, dramaturge. Lettres Modernes, 1966.
Europe, avril 1962. Sur la mise ne scène
Fernandes, Silvia. Memória e invenção.Gerald Thomas em cena.São Paulo, ed. Perspectiva, 1996.
Georges Forestier. Essai de génétique théâtrale.Paris, Klincksieck esthétique, 1996
Girard, Ouellet et Rigaud.L'Univers du théâtre.PUF,1978.
Graig, Edward Gordon. De l´Art du théâtre. Paris, Circé, 2004.
Pierre Grimal.Le théâtre antique. PUF(1978), 1985 (Que sais-je?)
Guinsburg, Jacob. Stanislavski e o teatro de Arte de Moscou. São Paulo, ed. Perspectiva, 1985.
Larthomas, Pierre. Technique du théâtre. PUF, 1985 (Que Sais-je?).
Litterature nº 9 et nº 13. Larousse.
Mauron, Charles. Psychocritique du genre comique. Corti, 1964.
Mnouchkine, Ariane. Tambours sur la digue.Théâtre du soleil.2002 (DVD)
Nietzche, Friedrich. La naissance de la tragédie. Gallimard, 1949.
Peyret, Jean-François. Trois traités des passions . Paris, Odile Jacob.200
Peyret, Jean-François et Prochiantz, Alain.Variations Darwin, Paris, Odile Jacob.2005
(étapes de fabrication de deux pièces)
Peyret, Jean-François et Prochiantz, Alain.La génsisse et le pythagoricien, Paris, Odile Jacob.2002
Piglia, Ricardo.O melodrama do inconsciente.Psicanálise e literatura. ed. Assoc. Psicanalítica de Porto Alegre. Artes e Ofícios.s/d.pp.110-114.
Pirandello, Luigi. Six personnages en quête d'auteur (1921)
Rewalds, Rubens. Caos/dramaturgia. São Paulo, ed. Perspectiva, 2005
Scherer, Jacq ues. La dramaturgie classique en France. Nizet, 1972
Scherer (Jacques et Colette) .Le théâtre classique PUF, 1987
Sophocle.Tragédies.Paris,Gallimard,1973.pp.99-100
Souza, Fabio de. Samuel Beckett: o silêncio impossível. Cotia, Ateliê, 2001
Stanilasvki, Constantin La formation de l´acteur. Paris, Pygmalion, 1986
Stendhal. Racine et Shakespeare.
Szondi, Peter. Théorie du drame moderne.(1956). Lausanne, L'Age d'Homme, 1983
Takeda, Cristiane Layher. O Cotidiano de uma Lenda. São Paulo, ed.Perspectiva, 2003
http://www.tf2.asso.fr sobre o teatro de J-F Peyret)
 

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