- Aprofundar o estudo da obra de um autor, de um tema comum a vários autores, de um movimento literário ou de um gênero basilar da literatura francesa. - Desenvolver as etapas metodológicas para a redação da monografia. - Discutir as especificidades da escrita acadêmica para a redação da monografia. - Apresentar as normas técnicas de citação e de organização de bibliografia.
Aprofundar o estudo de uma obra, de um autor, de um tema ligado à língua, tradução ou literatura em francês.
A ser desenvolvido em função dos interesses dos docentes e discentes, vinculados à língua, tradução ou literatura em francês.
Bara, Stéphanie et al. Écritures créatives. Grenoble: PUG, 2011. Barré-de-Miniac, Christine. Le rapport à l’écriture. Une notion à plusieurs dimensions. Pratiques, n°113-114, 2002. pp. 29-40. Bourdieu, Pierre. Les règles de l’Art. Paris,Seuil, 1992. Compagnon, Antoine. La littérature, pour quoi faire? Leçon inaugurale prononcée le jeudi 30 novembre 2006. Glissant, Édouard. Introduction à une poétique du divers. Paris: Gallimard, 1996. Hamon, Philippe. Introduction à l'analyse du descriptif. Hachette,1981. Kleeman-Rochas, Colette et al. Comment rédiger un rapport, un mémoire, un projet de recherche, une activité de recherche en cours?. Florença: Centre de langues de l’Institut universitaire européen, 2003. Jullien, François. L’archipel des idées. Paris: Éditions de la Maison des Sciences de l’homme, 2014. Martinez, Pierre. Un regard sur l'enseignement des langues. Paris: Editions des archives contemporaines, 2018. Masson, Bernard. Lecture de l'Imaginaire. Paris, PUF,1993. 221 p. Robitaille, Caroline; VALLÉE Alexandra. Comment faire un article scientifique. Québec: Éd. Université Laval, 2017.