Colaborar para que o aluno possa:a) Conhecer a história da crítica literária francesa até o início do século XX.b) Ler os textos fundamentais dessa crítica.c) Desenvolver a capacidade de discussão teórica.
O curso pretende dar a conhecer ao aluno os principais movimentos e textos críticos franceses até o início do século XX. A escolha dos textos está guiada pela importância que eles têm para a literatura brasileira e para a crítica francesa contemporânea. O curso também tem como objetivo estimular a discussão teórica, já que propõe avaliações em que o aluno se coloque em relação a esses textos.
Boileau e a poética clássica, o romantismo francês: Madame de Staël, Hugo, Sainte-Beuve, a modernidade de Baudelaire, o positivismo crítico: Taine, Zola e Lanson, a nova poética de Mallarmé e Valéry e Proust: fundador da crítica francesa do século XX.
Baudelaire, Charles. Reflexões sobre meus contemporâneos. (Trad.: Plínio Augusto Coelho). São Paulo: Educ/Imaginário, 1992.Baudelaire, Charles. Sobre a modernidade. (Trad.: Teixeira Coelho). São Paulo: Paz e Terra, 1997.Boileau-Despréaux, Nicolas. A arte poética. (Trad. Célia Berettini). São Paulo: Editora Perspectiva, 1979.Hugo, Victor. Do sublime e do grotesco (Trad. Célia Berrettini). São Paulo: Perspectiva, 2002.Lima, Luiz Costa. Teoria da literatura e suas fontes. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983.Proust, Marcel. Contre Sainte-Beuve (Trad.: Haroldo Ramanzini). São Paulo: Iluminuras, 1988. Proust, Marcel. Nas trilhas da crítica (Trad.: Plínio Augusto Coelho). São Paulo: Imaginário, 1994.Proust, Marcel. Sobre a leitura (Trad. Carlos Vogt). Campinas: Pontes, 1991Taine, Hippolyte. Filosofia da arte na Itália. (I e II). (Trad.: Plínio Augusto Coelho). São Paulo: Educ/Imaginário, 1992.Teorias Poéticas do Romantismo.Voltaire e Diderot (Coleção Os Pensadores). São Paulo: Abril Cultural, 1979.Zola, Émile. Do Romance (Trad. Plínio Augusto Coelho). São Paulo: Edusp/Imaginário, 1995.